Esta receita de bacalhau no forno vem da minha infância. Nesse tempo, quase todos os fins de semana se passava um dia em casa da minha avó paterna. Tios e tias, primos e primas, todos em redor da Avó! Sim porque a minha avó era tal e qual as Nonas dos filmes e a minha família muito semelhante às famílias italianas e gregas dos filmes americanos!
Risos, correria, conversas, discussões e muita, muita comida! Todos levavam alguma coisa (sobremesas, particularmente!) e um dos pratos principais favoritos era o Bacalhau no Forno. Um grande tabuleiro, que as minhas tias preparavam logo de manhã e que todos comiam deliciados.
Ingredientes:
2 lombos de bacalhau ou 4 postas
6 batatas grandes
2 cebolas
8 dentes de alho
1 molho de coentros
2 folhas de louro
1/2 litro de leite
1/2 l da água de cozer o bacalhau
4 colheres de margarina
4 colheres de farinha
1 limão
Azeite, Óleo, sal, pimenta, noz moscada e pão ralado qb.
Dessalgar o bacalhau de véspera. Descascar as batatas e cortar em rodelas muito finas. Fritar até ficarem louras, escorrer e colocar sobre papel absorvente (papel toalha). Cortar a cebola em rodelas finas ou meias luas. Picar o alho finamente. Colocar o bacalhau a cozer num tacho, coberto com água fria. Quando levantar fervura, desligar o foção. Deixar arrefecer um pouco, tirar pele e espinhas e lascar. Fazer um refogado com a cebola, o alho e as folhas de louro. Quando a cebola estiver translúcida juntar as lascas de bacalhau e os coentros picados, envolvendo bem. Reservar. Fazer um molho branco, começando por derreter a margarina. Juntar a farinha e deixar cozinhar um pouco, depois, gradualmente, ir juntando a água de cozer o bacalhau (até cerca de 5 dl), continuar mexendo e juntar o leite. Temperar com casca de limão, cortada fina, sal, pimenta, noz moscada. Deixar cozinhar e engrossar um pouco. Deve ficar com a consistência de um creme de natas (creme de leite). Rectificar o tempero, retirar a casca de limão e juntar o sumo de meio limão, mexendo bem. Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa, colocar um pouco de molho branco no fundo, depois uma camada de batatas, em seguida uma camada de bacalhau e continuar assim, sucessivamente, alternado as camadas. Finalizar com uma camada de batatas, sobre a qual deita o restante molho branco e que polvilha com um pouco de pão ralado. Vai a alourar ao forno e serve-se quente, acompanhado de uma salada verde.
Saboroso e estaladiço é uma refeição deliciosa para partilhar com a família e com os amigos.
Bom apetite!
Adorei o bacalhau e a sua família é muito parecida com a minha :)
ResponderExcluirQualquer dia venho cá buscá-la.
Beijinhos
Obrigada! As famílias que se reunem em torno da comida geram pessoas como nós LOL!!!
ExcluirExperimente sim, porque esta receita é mesmo boa.
Bjnhos
Adorei esses fins-de-semana de infância tão deliciosos como este bacalhau. Uma receita de família carregada de lembranças boas :)
ResponderExcluirUm beijinho.
É mesmo Ginja, são aquelas coisas que deixam uma marca (boa) para toda a vida!
ExcluirBeijinhos e bom fim de semana
Esta receita estava no ultimo post como sugestão para o Natal! E sem dúvida é uma excelente sugestao! Acho que o vou fazer antes do natal!! :)
ResponderExcluirDelicioso.
Beijinhos
Este bacalhau é quase igual ao que faço, só que a batata é cozida. É muito bom!
ResponderExcluir