terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Risotto de Espargos Verdes

Uma das receitas que tenho vindo a trabalhar este ano tem sido a de risotto e acho que já lhe vou apanhando o jeito!

Reconhecer aquele momento em que, apesar de o arroz ainda não estar completamente cozido, já não devo acrescentar mais caldo, ou o ponto em que temos a quantidade de líquido necessária e suficiente para juntar a manteiga e o parmesão...




Hoje trago um dos meus favoritos, o Risotto de Espargos Verdes. É muito simples de confeccionar, e não requere que se tenha um caldo de frango ou legumes feito para o preparar, uma vez que utilizamos a própria água da cozedura dos espargos.




Ingredientes:
1 molho de espargos verdes
2 chávenas (xícaras) de arroz arbóreo
1 cebola pequena 
2 dentes de alho
2 colheres de manteiga
100 g de parmesão ralado (de preferência, no momento)
Azeite, sal e pimenta qb.

Cortar a parte final das hastes dos espargos, lavar e levar a cozer em água a ferver temperada de sal. Os espargos devem ficar apenas 2 ou 3 minutos na água, de forma a que não fiquem demasiado cozidos e moles. Retirar, escorrendo bem e reservar. Cortar as extremidades superiores e colocar de parte. Cortar os pés em três pedaços cada. Num tacho, colocar o azeite e a cebola picada muito finamente, assim como os dentes de alho, pelados e esmagados. Refogar em lume brando, até a cebola ficar translúcida. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco, com o cuidado de não queimar. Começar a acrescentar a água de cozer os espargos, uma concha (de sopa) de cada vez, deixando quase secar entre o caldo adicionado. Na penúltima vez que acrescente caldo, juntar os pés de espargo cortados e, na última, juntar os bicos dos espargos e temperar com um pouco de pimenta moída na altura. Deixar reduzir o caldo até ter um pouco de líquido cremoso e, nessa altura, juntar a manteiga e, em seguida, o parmesão ralado, envolvendo cuidadosamente. Servir imediatamente.



Cremoso e com um sabor delicado, é indicado para acompanhar uma carne grelhada ou assada.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Parece estar no ponto! Adoro assim cremoso. Fiz um há pouco tempo que foi o primeiro que me saiu bem! Que orgulho :)
    Gostei de conhecer o Trigo, lindo!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ginja!
    Também para mim ainda não é algo banal acertar no ponto do risotto. O sentimento que me atinge é o mesmo que o seu ;0)
    O Trigo também agradece o cumprimento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir