A Laranjinha, do
Cinco Quartos de Laranja colocou-nos o desafio de apresentarmos
Coisas Doces para Saborear até ao Dia de Reis, e o Cravo e Canela não quis deixar de participar com um miminho que combine a Época Natalícia com o espírito tropical que aqui se vive. Ofereço-vos estas flores de coco e maracujá, feitas pelos anjinhos de Natal!
A combinação de coco e maracujá é muito agradável e a cobertura de
icing sugar com polpa de maracujá foi uma agradável surpresa. Na verdade, costumo apenas fazer bolachas simples, mas este
post exigia algo especial, onde o açúcar, nas suas várias formas, fosse vedeta, e o travo ácido do maracujá corta qualquer excesso que os menos gulosos possam achar desagradável. É mesmo de experimentar!
Ingredientes:
150 g de açúcar
1 ovo
100 g de manteiga
300 g de farinha
1 colher se sopa de fermento
60 g de coco ralado (não adoçado)
4 colheres de chá de polpa de maracujá
175 g de
icing sugar
2 colheres de sopa de polpa de maracujá
Cerca de 20 minutos antes de iniciar a confecção da receita, colocar todos os ingredientes à temperatura ambiente. Preparar a polpa de maracujá, tirando a polpa de dentro do fruto e passando com a varinha mágica ou no copo liquidificador, após o que deve coar para separar as sementes. Se usar maracujá azedo (Brasil), um maracujá grande deve ser suficiente (foi o que eu usei). Os maracujás doces, disponíveis em Portugal são bem mais pequenos, pelo que estimo que sejam necessários uns dois ou três.
Numa tigela grande, misturar a farinha com o fermento, o açúcar e o coco ralado. Partir a manteiga em cubos e esfarelar junto com os ingredientes sólidos, até obter uma mistura homogénea. Bater o ovo e juntar-lhe a polpa de maracujá. Adicionar à massa e misturar bem, amassando, até ficar suave e a descolar-se dos dedos. Tapar a tigela com papel celofane e guardar no frigorífico (geladeira) durante uma hora. Em seguida, estender e cortar as bolachas com a forma escolhida. Levar a cozer na zona média do forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal (papel manteiga). Retirar quando estão louras e deixar arrefecer sobre um
rack. Preparar a glace, misturando o
icing sugar com a polpa de maracujá, mexendo energicamente até formar um creme espesso. Espalhar sobre as bolachas frias e deixar secar.
Estas bolachas são deliciosas para presentear os amigos nestes dias especiais, para ter em casa e deliciar a família ou as visitas, ou para cada um de nós quando nos apetece algo doce!
Resta-me brindar a 2012 e fazer votos que este novo ano nos traga muitos doces momentos!