terça-feira, 19 de junho de 2012

Olha a Sardinha Frita!

Para a maior parte dos portugueses, quando se fala em comer sardinhas é da bela sardinha assada na brasa que se está a falar!

Em Junho as sardinhas já estão bem gordas e os fogareiros e grelhadores começam a ser armados, os fogos acessos e as sardinhas assadas. Sem mais que o sal, vão para a grelha e saiem a escorrer gordura. Comidas sobre o pão ou com uma salada de tomate, não há melhor!




Mas, aqui no Brasil, a ideia de comer uma sardinha assada inteira, com tripas e tudo, não é particularmente atraente, e as nossas pequenas amigas são muitas vezes vendidas já preparadas para a forma como mais gostam delas por estas terras: escaladas, com a espinha central retirada, para serem temperadas e fritas como se de filetes se tratassem.

Gosto da sardinha assada, mas resolvi experimentar também esta receita da sardinha frita, acompanhada com um arroz de coentros, feito em jeito de risotto.




Ingredientes:
1 kg de sardinhas, escaladas e com a espinha principal arrancada
1 limão
Farinha de trigo ou de milho
Sal e pimenta qb.
Óleo para fritar

Temperar as sardinhas com sal e pimenta e sumo de limão. Deixar durante umas horas para tomarem bem o gosto. Passar por farinha, de trigo ou de milho, e fritar em óleo. Colocar sobre papel absorvente, para ficarem bem secas.




Acompanhei com arroz de coentros, mas também devem ficar uma maravilha com um arroz de tomate ou com uma salada bem fresca.

Bom apetite!

Créditos: A bonita travessa de folhas é da La Faenza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Olá Manuela, parece-me que por aí as sardinhas estão mais gordinhas, que por aqui, estamos em Junho, e contráriamente ao que é habitual, a sardinha ainda não está no ponto que eu gosto.
    A tua sugestão é óptima, gosto imenso assim tipo filete, são um petisco;)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duxa,
      Curiosamente estas são sardinhas portuguesas que chegam cá congeladas. Tendo em conta os tratos por que passam são óptimas, muito gordas e saborosas. Mas não há nada como a nossa sardinha fresca (mas gordinha!).
      Bjnhos

      Excluir
  2. Olá Manuela! Tocaste no meu ponto fraco, sou mesmo viciada em sardinhas!!! Começa a época em Junho e só termina findo Agosto, para mim. Até lá sou capaz de comer sardinhas 2 a 3 vezes por semana, e não estou a exagerar. Gosto mesmo delas é assadas, mas em apartamento não dá jeito ennhum :) A tua sugestão é excelente porque dá para fazer em casa. E no outro dia vi numa revista uma maneira simples de as escalar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      Não fui eu que as escalei, mas a forma como o peixeiro fez parecia mesmo simples (em meio minuto a sardinha estava amanhada e pronta).
      Gostei muito delas assim fritas.
      Bjkas

      Excluir
  3. Olá.
    Nunca comi sardinha frita, faço sempre assada mas o aspecto parece delicioso.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selene,
      Ficaram muito boas e a farinha de milho dá um acabamento ainda mais crocante. Por dentro fica o gosto da sardinha com um travo a limão. Bem bom!
      Bjnhos

      Excluir
  4. Eu antes detestava sardinhas e agora gosto bastante!
    Assadas na brasa, comidas com broa e uma salada é como gostamos mais.
    Mas ao ver as tuas lembrei-me das petingas, que fazíamos fritas com arroz de tomate. Que bom! E esse arrozinho de coentros, coisa boa.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ginja!
    Saudosas petingas e jaquinzinhos, tão bons! Mas na verdade é um crime apanhar os peixes tão pequeninos.
    O arroz de coentros ou de tomate tem sempre aquele sabor bem castiço e português que eu adoro (gosto de arroz em geral!!!)
    Bjnhos

    ResponderExcluir