terça-feira, 14 de maio de 2013

Bolachas de Cacau, Flor de Sal e Pimenta


Depois que se começa a fazer bolachas caseiras já não se quer outra coisa e a procura a próxima receita é também uma constante. No desafio anterior da Dorie às Sextas, em que foram propostos uns apetitosos Salt & Pepper Cocoa Shortcake da Dorie Greenspan, não tive tempo de participar, mas a ideia de fazer umas bolachas de cacau com sal e pimenta ficou a bailar-me na ideia e, embora com algumas alterações nas quantidades dos ingredientes e cortadas com cortador, ficaram bonitas e saborosas (o sal intensifica o sabor dos outros ingredientes), com um travo muito subtil a pimenta.



Apesar de ter cortado na quantidade de manteiga, achei que ainda pode ser mais reduzida pois para o meu gosto tornam-se demasiado untuosas. Pode também estar relacionado com a farinha que uso aqui ou com a própria manteiga, pois tradicionalmente o shortcake é uma bolacha bem amanteigada. Darei conta de novas experiências!




Ingredientes:
250 g de farinha
125 g de cacau
175 g de açúcar
1/2 colher de chá de flor de sal
1/4  colher de chá de pimenta moída na hora (usei mistura de quatro sementes de pimenta)
200 g de manteiga (da próxima vez experimento com 175 g) à temperatura ambiente
1 ovo médio

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Juntar o ovo e continuar a bater. Adicionar a flor de sal e a pimenta, misturando bem. Peneirar a farinha e o cacau e envolver cuidadosamente. Se pretender cortar as bolachas com o cortador, fazer uma bola e cobrir com película aderente, levando ao frigorífico (geladeira) pelo menos por uma hora para a massa ficar firme. Em alternativa, pode formar dois rolos de massa que embrulha em película e leva ao frigorífico o mesmo tempo. Quando estiverem bem firmes, corta círculos com cerca de meio centímetro de espessura e leva a cozer em forno aquecido a 180ºC num tabuleiro forrado com papel vegetal. Para cortar as bolachas, corta a massa em quatro partes, mantendo as restantes no frigorífico enquanto trabalha cada uma. Cada quarto da massa deve ser estendido sobre uma superfície polvilhada de farinha até ter cerca de meio centímetro de altura, cortando as bolachas com a forma à sua escolha. Em qualquer dos casos as bolachas devem ser dispostas no tabuleiro com pelos menos dois centímetros de distância entre si pois crescem bastante. Quando a massa começa a perder o brilho é sinal que estão cozidas e podem ser retiradas do forno. Deixar arrefecer completamente sobre um rack metálico e depois guardar numa lata ou frasco.



Estas são, por excelência, bolachinhas para beber com uma caneca de leite e se agradam a adultos, também tiveram boa aceitação junto da pequenada (qual é a bolacha de chocolate que não tem?).

Mãos na massa e bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Que lindas, Manuela! E essa mistura deve ser uma delícia...
    Vou ter de experimentar esta receita, já guardei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bonitas ficaram estas maravilhas, adoro a Dorie e as suas receitas, não participei neste desafio mas já estive a ver o próximo e de certeza que vou dar o meu contributo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ... concordo, depois das bolachas e do pão home made não queremos outra coisa.
    Devem ser deliciosas :)
    Ficaram tão lindas.

    ResponderExcluir