Sempre gostei de compota de maçã. Comida à colher, retirada de um frasco, no pão ou em bolos. Esta tartelete combina do ácido da compota de maçã, com o crocante das nozes e o doce do mel.
Pode ser feita com massa folhada ou com massa quebrada, feita em casa ou comprada já preparada. Neste caso utilizei o resto da massa folhada da receita do Pain au Chocolat para fazer duas tarteletes. Vou dar as proporções de ingredientes para quatro.
Ingredientes:
2 maçãs (usei granny smith)
100 g de açúcar
4 colheres de de sopa vinho do Porto
2 colheres de chá de canela em pó
2 cravinhos da Índia
8 nozes
8 colheres de sopa de mel
Massa folhada ou massa quebrada
Descascar as maçãs e partir em cubos. Levar ao lume com o açúcar, vinhodo Porto, canela, cravinho e 100 ml de água. Deixar cozinhar em lume brando até obter um puré. Estender a massa e forrar as formas de tartelete. no fundo de cada tartelete colocar ma noz partida em pedaços pequenos e uma colher de mel deitada em fio sobre as nozes. Acrescentar o puré de maçã, a que se tirou os cravinhos, repartindo equitativamente pelas quatro formas. Decorar cada tartelete comuma noz partida em pedaços pequenos. Levar a cozer em forno a 180º. Antes de servir, deitar uma colher de mel, em fio, sobre cada tartelete.
Podem ser comidas mornas ou frias e imagino que também fiquem boas com uma bola de gelado a acompanhar.
Bom apetite!
A maçã combina mesmo bem com canela, nozes e mel. Imagino é o cheirinho destas tarteletes tão fofas...a envolver-nos os sentidos. Impossível de resistir a uma.
ResponderExcluirUm beijinho.
O cheiro é muito bom. Como usei maçãs verdes têm um travo ácido, que eu adoro. Mas quem não aprecie, pode usar maçãs menos ácidas. Concordo contigo, maçã pede canela, e com nozes é o trio maravilha!
ExcluirBjnhos
Uma combinação maravilhosa e que só pode ter culminado numas tartes super deliciosas!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia.
São mesmo boas! Obrigada Lila.
ExcluirUm bjnho e um resto de boa semana
Hum... o aroma que saiu da cozinha deve ter dado o alerta pela vizinhança... Ficaram com um aspeto maravilhoso ☺
ResponderExcluirFelizmente não apareceu ninguém porque eu só fiz duas. Estas têm um tamanho médio, mas também devem ficar boas, em forminhas pequenas, para se poderem comer de uma só dentada. Deve ser o ideal para uma festa volante.
ExcluirBeijokas
Têm realmente um aspecto delicioso. E assim em versão de tarteletes ficam um mimo ;)
ResponderExcluirBabette
Olá Babette!
ExcluirTêm um aspecto delicioso e são bem boas. Assim são também boas para servir como sobremesa. Talvez com gelado de baunilha ou de canela.
Obrigada pela tua mensagem.
Beijinhos
Estou encantada com as suas receitas e partilhas. Vou ficar a seguir-te Manuela!!
ResponderExcluirBeijinhos!
Obrigada Mariana!
ExcluirBjnhos
Não resisti e tive que guardar esta receita, deve ser maravilhosa :)
ResponderExcluir