Tenho andado com o desejo das favas e, apesar de não encontrar favas frescas, não deixei de fazer um belo arroz de favas, que acompanhámos com talhadas de chouriço de sangue curado, fritas e saborosas.
O Chouriço Mouro é um enchido fumado, típico do Alentejo, constituído por gordura e sangue de porco finamente picados e temperados de sal, cominhos e outras especiarias. O seu sabor e aroma são bem característicos e combinam de forma deliciosa com as favas.
Ingredientes:
500 g de favas (já esburgadas)
2 chávenas (xícaras) de arroz arborio
1 cebola média
4 dentes de alho
1 litro de caldo de legumes
1 molho de coentros
1 chouriço Mouro
Azeite qb
Cozer as favas no caldo de legumes, com um molhinho de coentros e folhas verde de alho (se arranjarem). Ao longo da cozedura, acrescentar água quente, para que o caldo não fique excessivamente salgado. Quando as favas estiverem quase cozidas, picar a cebola e colocar num tacho com o azeite. Ao fim de uns minutos, acrescentar os dentes de alho. Quando a cebola estiver transparente, juntar o resto dos coentros picados, deixar fritar um pouco e juntar o arroz, deixando cozinhar durante alguns minutos. Juntar um pouco de caldo (duas conchas) e deixar cozinhar alguns minutos. Quando estiver quase seco, juntar mais uma concha e proceder desta forma atá que o arroz esteja quase cozido. Com a penúltima dose de caldo, acrescentar as favas. Depois de juntar a última dose de caldo, deixar ferver um pouco, desligar o lume e deixar o arroz tapado durante uns minutos antes de servir.
Entretanto, cortar o chouriço em rodelas e levar a fritar, ligeiramente, numa frigideira apenas untada com azeite. Não fritar durante muito tempo para não ficar demasiado seco.
Acompanhe o arroz com as talhadinhas de chouriço fritos, com umas boas fatias de pão alentejano e delicie-se!
Bom apetite!!!!
Que aspecto delicioso Manuela, nada como a comidinha da nossa terra verdade?
ResponderExcluirBeijinhos!
É verdade Mariana. É bom estar de volta e poder saborear as nossas comidas!
ExcluirBjnhos
Quando era miuda nem as podia ver... agora gosto! adorei a tua sugestão, bjks
ResponderExcluirOlá Kika!
ExcluirComigo era o mesmo. Se bem que tenho a memória de um delicioso arroz de favas que uma amiga da minha mãe uma vez preparou. Talvez por isso, já há muito me apetecia fazer este arroz e recuperar essa lembrança da infância.
Bjnhos
Adoro favas, adoro arroz de favas. Este teu está com um aspecto delicioso.
ResponderExcluirBoas férias, Manela. Se vieres ao Algarve, diz qq coisa para irmos tomar um refresco. Estou cá até Setembro.
Beijinhos grandes
Maria
Olá Maria!
ExcluirObrigada pelo teu simpático comentário e pelo convite. Na verdade não estou a contar ir ao Algarve, mas quem sabe...
Desejo~te umas boas férias.
Bjnhos
Manuela,
ResponderExcluirAntes de mais o desejo de uma ótima estadia neste nosso maravilhoso Portugal. :))
Depois o teu arroz de favas está maravilhoso e deve ter ficado delicioso. Ainda tenho favas congeladas, estou mesmo a ver que vão acabar num arrozito pelo que levo desde já a tua receita :))). Obrigada.
O desejo de um ótimo fim-deseman e beijinho.
Muito obrigada Delicodoce!
ExcluirEspero que o teu arroz fique uma delícia e desejo-te também um ´ptimo fim de semana e um bom Verão.
Bjnhos
Ficou um prato excelente, além de muito bem apresentado. Meus parabéns.
ResponderExcluirObrigada Andréa!
ExcluirBom domingo
Um delicioso reencontro com o nosso Alentejo e a nossa gastronomia.
ResponderExcluirUma maravilha de arroz com favas, adoro!
Boa estadia e boas férias.
Beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirTenho tentado saborear tudo a que tenho direito. Muito obrigada pelos teus votos e desejo-te um bom resto de fim de semana.
Bjnhos
Olá,
ResponderExcluirAdorei a tua sugestão. Vou levar a tua receita, ainda tenho favas congeladas, que vieram da minha horta.
beijinhos
Olá Ana,
ExcluirObrigada pelo teu comentário. Com as favas da horta o arroz ainda vai ficar melhor.
Bjnhos