sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um Passeio por Évora


O ano começou sob o signo das viagens e estou de regresso a Portugal para passar umas semanas. 


Sinto vontade de rever o meu país, a sua paisagem, as suas gentes e costumes.  Percebo, nestes tempos, tristeza  perante a crise que atravessam, e até já uma certa revolta. Mas encontro também tantas formas diferentes de tentar fazer face às dificuldades com aquilo que de melhor este país tem: a criatividade, o gosto pelas coisas que são típicas da nossa terra, de um artesanato reinventado à gastronomia, que não posso deixar de me encantar com muito do que vou vendo.

Há dias fui passear a Évora. Talvez não tenha sido o melhor dia para tirar fotografias, mas esta é uma cidade que, por mais que a visitemos, nunca deixa de nos fascinar e, para aqueles que não conhecem, trouxe algumas imagens para atiçar a vontade de um dia lá irem. Évora a bela, das ruínas romanas, das ruelas medievais, dos solares e dos conventos, das boa comida e dos restaurantes celebrados, dos doces conventuais…


Comprei lembranças e guloseimas: Beijinhos de Freira, Queijinhos de Amêndoa e o famoso Pão de Rala, uma iguaria à base de amêndoas, doce de ovos, fios de ovos e gila, que um destes dias vou tentar reproduzir.
 


Agora já estou no Baixo Alentejo, em Castro Verde, e aqui que nos próximos dias estará a funcionar a Cozinha do Cravo e Canela!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Olá Manuela,

    A vida é mesmo feita de coincidência. Eu tenho uma amiga, também chamada Manuela, que trabalha em Castro Verde. Castro Verde é assim uma vila que conheço muito bem. Alcoutim fica relativamente perto e é costume as pessoas daqui irem muito à Feira de Castro.
    Seja bem vinda a este seu país e que tenha tempo para nos deliciar com muitas iguarias saídas da sua cozinha de Castro Verde.

    Bjnhos e um maravilhoso final de semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Manuela,
    O desejo de uns dias bem passados no nosso Querido e Lindo Portugal :)
    Apesar da crise o nosso País é maravilhoso desde as gentes, paisagens e potencialidades. Nunca havemos de baixar os braços!!!
    Sou fã de Évora e tenho a minha filha e namorado por lá aos fins de semanas :))
    Adoro tudo o que é Alentejano e condigo imaginar o teu agradável passeio.
    Vou ficar como sempre atenta às tuas publicações.
    Bom fim de semana e bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ola Manuela!
    Castro Verde conheco muito bem! A familia e de uma aldeia la perto e sempre que posso vou la passar uns dias. Moramos no Algarve, mas o Alentejo esta sempre nos nossos coracoes...se puder coloque fotos do evento Cozinha do Cravo e Canela em Castro Verde, gostamos sempre de ver a nossa gente e a nossa terra!
    Bons cozinhados e beijinhos

    ResponderExcluir