As sementes de papoila, ricas em omega 3, fibras e proteínas, podem facilmente ser incorporadas à alimentação diária através da preparação de pães, bolos e biscoitos, bem como para guarnecer saladas, recheios de empadas, pizzas e pratos de arroz ou massa.
O seu sabor, que pode ser acentuado se forem ligeiramente torradas, acrescenta dimensão aos pratos que incorpora e a sua textura estaladiça renova as receitas mais tradicionais.
Gosto particularmente da combinação destas pequenas sementes negras com os bolos de citrinos e o bolo de hoje, preparado com carinho para surpreender um amigo cujo aniversário recente ocorrera enquanto estavamos em Portugal, combina a acidez do iogurte e do limão, com a crocância das sementes de papoila.
Ingredientes:
250 g de açúcar
Raspa de um limão (siciliano)
3 ovos
75 ml de óleo vegetal
Sumo de 1 limão (cerca de 75 ml)
1 frasco de iogurte natural (utilizei iogurte caseiro)
1 colher de sopa de sementes de papoila
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
(cobertura - Glace Real)
1 clara
200 g de açúcar de pasteleiro
2 colheres de sopa de lemon curd
pérolas decorativas
Misturar as raspas de limão com o açúcar de forma a libertar os aromas. Juntar os ovos e bater até obter uma mistura cremosa e homogénea. Acrescentar o óleo e continuar a bater. Adicionar o sumo de limão e o iogurte e misturar bem. Por fim, acrescentar as sementes de papoila, as farinha e o fermento, envolvendo a massa cuidadosamente, mas sem bater. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC, numa forma untada e polvilhada de farinha. Se pretender decorar o bolo, preparar a glace real, batendo a clara de ovo com o açúcar de pasteleiro até obter um creme firme (que faz picos). Para dar um delicioso sabor a limão, juntar o lemon curd e bater mais um pouco. Quando o bolo já estiver frio, deitar a glace sobre a parte de cima do bolo de cobrir todas as laterais com a ajuda de uma espátula. Limpar o excesso que possa ter ficado no prato e enfeitar o bolo com pequenas pérolas prateadas.
A decoração ficava completa com as velas, bem pequeninas, cor de rosa ou azuis, no número dos nossos anos, que tínhamos de apagar rapidamente antes que derretessem sobre o bolo. Os amigos cantavam, bebíamos refresco para empurrar o bolo e lá saíamos a correr para brincar o resto da tarde!
As lembranças são doces e este bolo também. Bom apetite!
o bolo e as fotografias ficaram deliciosas!
ResponderExcluirbeijinhos
Manuela, gosto muito de limão acho que fica fantástico em bolos e com as sementes de papoila ainda deve ter ficado melhor!!
ResponderExcluirFicou um bolo muito fofo e rico em sabor, certamente!
Não conhecia o blog, mas já estou a seguir para voltar :)
Beijinhos*
Manuela adoro limao e sementes de papoila! Adoro! Este claro é um clássico e dos que mais gosto! Adorei o aspecto do teu bolinho! Ficou-me a apetecer imenso fazer um! :-)
ResponderExcluirOlá! Adorei este bolo... Não costumo usar sementes de papoila mas ando com vontade de experimentar... acho que vai ser desta! ;)
ResponderExcluirbeijinhos
Paula
Que carinho para os olhos!!!! Manuela, o teu bolo ficou um espetáculo!!! Amei!
ResponderExcluirQue aspecto delicioso
ResponderExcluirFicou lindo
Bjs
Que bom aspecto, eu desde que fiz o primeiro com sementes que nunca mais parei... fica sempre tão bem! bjks
ResponderExcluirUma combinação magnífica!!
ResponderExcluirBeijinhos grandes,
Lia.
Parece um bolo de princesa. :))
ResponderExcluirSimples, delicioso e original.
Adorei!!!
Beijinho.
Que delícia de bolo, vou fazer!!!
ResponderExcluirE que delícia de blog!
Um ótimo final de semana a vc.
Beijos
Audeni
As sementes de papoila ficam tão lindas nos bolos! Também tenho um, mas de tangerina:
ResponderExcluirhttp://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2012/12/bolo-de-tangerina-com-sementes-de.html