E é este gelado que vos proponho degustar à beira da Fontana del Pantheon na Piazza della Rotonda frente ao Panteão. Mais uma bela fonte, do último quartil do Séc. XVI, encimada por um obelisco, que refresca e enche com o seu som cristalino esta praça tão movimentada. É claro que se tivermos na mão um belo gelato italiano, a experiência é ainda melhor!
A Piazza della Rotonda é um dos locais mais movimentados de Roma, seja durante o dia, seja à noite, quando os seus restaurantes e esplanadas se enchem de visitantes.
A fonte é um motivo central de atracção, só perdendo protagonismo para o imponente Panteão que, inicialmente mandando construir por Agripa, foi, após a sua destruição, mandado reconstruir pelo imperador Adriano, no intuito de erigir um templo a todos os deuses romanos e das províncias conquistadas.
Ingredientes:
400 g de amoras (podem ser substituídas por mistura de frutos silvestres)
400 g de natas frescas
200 g de açúcar
Sumo de 1 limão
Bater 300 g de amoras com 100 g de açúcar, utilizando a varinha mágica (ou o liquidificador). Numa taça à parte, bater as natas, que devem estar bem frescas, até ficarem firmes (mas não em ponto de chantilly). Coar a mistura das amoras para que o gelado não fique com muitas sementes e juntar às natas batidas. Verificar se está doce a gosto. Colocar no congelador (freezer) e com intervalos de uma a duas horas, retirar e mexer bem, para evitar a formação de cristais de gelo, voltando a colocar para gelar.
À parte, ferver as restantes amoras, com o resto do açúcar e com o sumo de limão, até formar uma calda com alguma consistência, mas sem deixar desmanchar completamente os frutos. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico (geladeira). Quando servir o gelado, guarnecer com a calda das amoras.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário