domingo, 2 de outubro de 2011

Bolo de Coalhada e Amoras

Quem não se lembra das tardes de infância  a apanhar amoras nos silvados? Dos braços arranhados, das nódoas na roupa e de três frutos na boca por cada um que ia para o cesto?

As amoreiras aqui perto de casa têm estado carregadas de frutos...o que tem sido motivo para reviver esses momentos de há tantos anos e para experimentar algumas receitas com amoras. Menos doces e com um sabor menos acentuado que as amoras silvestres, mais comuns em Portugal, estas amoras da árvore, ainda assim, têm sido utilizadas para enfeitar sobremesas, como no caso do gelado de baunilha, para fazer gelados e, neste caso, para adicionar a um bolo!



Neste bolo, experimentei também, pela primeira vez, a utilizar coalhada! Gostei da textura mais húmida que deixou no bolo e do sabor.



Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
100 ml de óleo de girassol ou millho
1 embalagem (copinho) de coalhada
250 g de farinha com fermento
150 g de amoras

Bater os ovos inteiros com o açúcar até formar uma mistura homogénea e clara. Juntar o óleo e continuar a bater. Adicionar, em seguida, a coalhada e, por fim juntar a farinha envolvendo bem. Finalizar com as amoras, bem lavadas e sem os pézinhos verdes. Levar a cozer em forno a 170º, numa forma untada e polvilhada de manteiga.



É uma delícia encontrar as amoras no meio da massa fofa e húmida do bolo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: