quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Coelho com Feijão Branco, Cominhos e Hortelã

A cozinha Alentejana é rica em "Jantares" que são uma espécie de Cozidos que podem ou não incluir carnes, com legumes variados, ervas aromáticas e sopas de pão no seu caldo. Hoje trago a receita de um Jantar de Coelho com Feijão Branco, aromatizado com Cominhos e Hortelã, fragrante e rico em sabor.




Na verdade, este post de hoje é fruto de uma colaboração transatlântica: a minha mãe cozinhou, o meu pai fotografou e, sorte a dele, o meu marido saboreou este belo coelho na sua mais recente ida a Portugal. É a eles que dedico esta receita!

Por cá, embora já tenha achado um (único!) local onde vendem coelho, não consegui ainda encontrar bons enchidos, pelo que ainda não confeccionei este prato. Fica-me a vontade!



Ingredientes:
1 coelho
1/2  kg de feijão branco
150 g de toucinho
1 morcela de sangue

1 chouriço  preto
4 batatas médias
1 cebola grande
1 ramo de salsa
1 ramo de hortelã
2 a 3 colheres de sopa de cominhos em pó
Folhas de louro
6 dentes de alho
1/2 l de vinho  branco
Pão duro (amanhecido), de preferência alentejano (para quem está no Brasil, o pão italiano, de miolo menos fofo, também serve)
Azeite, vinagre, sal e pimenta qb


Cortar o coelho e deixar em vinha de alhos, de um dia para o outro, com sal, vinho branco,  dentes de alho laminados, louro, cominhos e vinagre. Colocar o feijão a demolhar de véspera. Em alternativa pode usar o feijão previamente cozido (de conserva). No próprio dia, colocar o coelho a cozer com um pouco de azeite (não muito pois o toucinho vai deitar gordura), a cebola picada, a salsa, o toucinho e os enchidos. O feijão e as batatas são cozidos em separado, introduzindo as batatas cortadas em quartos, a meio da cozedura do feijão. Quando carnes e legumes estiverem cozidos, junta-se tudo, garantindo que fica com caldo suficiente para a  sopa. Rectificam-se os temperos, podendo colocar mais cominhos, consoante o gosto.




Migam-se as sopas (fatias) de pão numa terrina (quanto mais finas melhor) e por cima deitam-se as folhas de hortelã. Retiram-se as carnes para uma travessa e o feijão e as batatas para outro prato de servir.

Leva-se o caldo ao lume, para que esteja a ferver quando é colocado sobre as sopas, que devem ser servidas imediatamente. Vai tudo à mesa em simultâneo, pois comem-se as sopas acompanhadas da carne e dos legumes.


Este "Comer" Alentejano é uma delícia e se tiverem uma lebre ou coelho bravo tanto melhor. O sabor da caça com os cominhos e a hortelã fica perfeito.

Espero que gostem!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Manuela
    Este é um dos pratos que quero fazer enquanto estiver em Portugal.
    Também me deparei com o mesmo problema, dos enchidos até visitar o Ceagesp em São Paulo, fica na Vila Leopoldina e apesar de ser o mercado de atacado, faz varejão aos sábados, domingos e quartas. Foi lá que vi pela primeira vez chouriço de carne, alheira ou farinheira(não me recordo) e morcela. Estou a pensar fazer um post sobre o assunto.
    Agradeço o gentil comentário no Cabaz de Natal. Já estou em Portugal mas a família só estará completa a 22 quando chegar o Miguel. Aí sim rumaremos todos ao Porto, a sua cidade natal para nos juntarmos aos restantes.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Helena,
    O Ceagesp e o Mercado Municipal são os melhores sítios onde encontrar estas coisas. mesmo assim, uma amiga portuguesa, que também cá est,á já comprou uns enchidos que, apesar do nome, não tinham muito a ver com os nossos! (LOL)
    Nós só devemos ir a Portugal para o início do ano! Desejo-lhe uma óptima estada e umas Boas Festas para toda a família.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Manuela
    Não compro no Mercadão é muito turistico com preços absurdos só vou lá comer sandes de carne seca e comprar especiarias mas nas redondezas.No Ceagesp comprei dois chouriços de carne idêntico aos de Arganil que se encontram nalguns supermercados portugueses, com pouca gordura.
    Desejo-vos um óptimo Natal e Ano Novo muito Feliz!

    ResponderExcluir