sexta-feira, 23 de março de 2012

Bolinhos de Avelã com Geleia de Jabuticaba | Dorie às Sextas

A edição desta quinzena do Dorie às Sextas trouxe-nos uns bolinhos deliciosos e com um nome bem americano - Thumbprints for Us Big Guys.




Não fiz exactamente a receita original da Dorie Greenspan, porque sempre que posso corto um pouco na gordura (particularmente se o bolo ou bolacha leva frutos secos) e porque não tinha as essências de baunilha e amêndoa.

Inicialmente pensei trocar as essências por Frangelico, mas não consegui encontrar a garrafa de licor (que eu juraria ter cá em casa!!!). Por isso, arrisquei o Moscatel de Setúbal que me pareceu que iria bem com as avelãs. E foi um belo casamento!




Para recehear, optei por um toque tropical. Como estava em plena colheita de Jabuticabas, fiz uma geleia de acordo com uma receita que já publiquei aqui, reduzindo apenas a proporção de açúcar para 3/4 do volume da polpa de fruta. Ficou ainda melhor que a original e a combinação do sabor ácido da jabuticaba com o amanteigado da avelã não podia ser melhor.





Ingredientes:
1 3/4 de chávena (xícara) de avelãs
1 3/4 de farinha
1 colher de sopa de fermento
200 g de manteiga
1/2 chávena (xícara) de açúcar
1/2 de vagem de baunilha
2 colheres de chá de Moscatel de Setúbal

Triturar as avelãs e misturar com a farinha, o fermento e as raspas do interior da (meia) vagem de baunilha. Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar, até obter uma mistura homogénea. Acrescentar 2 colheres de chá de Moscatel de Setúbal e bater mais um pouco. Juntar a mistura de avelã e farinha e amassar até obter uma mistura homogénea e consistente. Retire colheres de chá desta massa e forme bolhas rolando a massa entre as palmas das mãos. Deve apertar bem para que o bolinho fique bem consistente e não rache ao cozer. Segurando o bolinho na concha da mão, para não deformar, faça uma cavidade no centro do bolinho com o dedo mindinho ou com o cabo de uma colher de pau. Deve fazer esta cavidade tão funda quanto possível, sem que fure o bolinho no fundo. Com a cozedura a cavidade irá ficar mais superficial. Colocar os bolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal, mantendo uma distância de cerca de 2 cm entre eles. Levar a cozer em forno a 180º na prateleira central. Os bolinhos devem ser retirados assim que ficam cozidos e ainda não começaram a alourar. Retirar os bolinhos do tabuleiro com a ajuda de uma espátula e colocar a arrefecer num rack. Polvilhar com açúcar de confeiteiro, utilizando um passador de rede ou peneira. Manter a geleia ligeiramente aquecida, de forma a que esteja mais fluída e, com a ajuda de uma colher de chá, encher a cavidade criada com um pouco de geleia. Deixar arrefecer.




Estes bolinhos, com o seu sabor amanteigado, são óptimos para acompanhar um café ou um chá, para partilhar com os amigos e para petiscar a meio da manhã ou da tarde (só um!).




Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Manuela, ficaram lindas! Eu amo jabuticaba, queria ter um pé em casa.

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letrícia!
      Eu tenho uns pés em casa e, de vez em quando, há jabuticaba com fartura.
      Bom fim de semana também para vc.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Ficaram com um aspecto fantástico e o Moscatel deve ter-lhes dado um toque bem especial.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia!
      Embora o Moscatel não tenha sido a minha primeira ideia (foi mais uma solução de recurso) funcionou muito bem.
      Bjkas e bom fim de semana

      Excluir
  3. Olá,

    Os seus bolinhos ficaram tão perfeitinhos, os meus parabens. Agora estou mesmo encantada é com essa geleia de jabuticaba. Eu nunca tinha ouvido tal nome será que em Portugal haverá esse fruto? ou essa geleia à venda? Tem um aspeto mesmo delicioso, parece ter uma textura agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Paula!
      Nunca vi jabuticabas à venda em Portugal, nem geleia de jabuticaba. A textura da geleia é muito fina, não muito diferente da de marmelo, mas com um travo mais ácido.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Gostei das variações que introduziu na receita! os biscoitos estão fantásticos, as fotos essas... contam tudo o que as palavras não podem dizer!
    Acho muito interessante esse grupo da "Dorei às Sextas", pena que não tenho o livro..., bem que gostaria de participar! É apenas por convite?
    Bom fim de semana. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lenita!
      Eu própria ainda não tenho o livro, mas em geral são sempre escolhidas receitas que já estão divulgadas na internet. Para fazer parte do grupo sugiro-lhe que deixe um comentário nesse sentido junto de uma das administradoras do grupo. Quantos mais melhor!
      Bjnhos

      Excluir
  5. esta semana não participei mas estou aqui deliciada a comer uma tua
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mané!
      Fica para a próxima e podes fazer estes bolinhos quando quiseres, é que são mesmo bons!
      Bom fim de semana e bjnhos

      Excluir
  6. Manuela, manda uma bolachinha, por favoooor!
    Estão tão lindas, perfeitinhas e apetitosas...
    Parabéns,mesmo.
    Beijinho
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Que pena que só consigo enviar bolachinhas virtuais, não é?
      Muito obrigada pelo teu comentário.
      Bjnhos e bom fim de semana

      Excluir
  7. Só um é impossível Manuela! :)
    Eu comi já esse pratinho todo com gosto! Gostei imenso do recheio, oiço falar em jabuticaba (adoro o nome) e como não conheço fico super curiosa com o sabor. mas imagino que case bem com a avelã e o moscatel.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      Eu só sei é que com estes desafios qualquer dia não passo pela porta. Tenho de passar a fazer só metade das receitas senão é uma desgraça!
      Bjnhos

      Excluir
  8. ¡Que galletas tan bonitas y un nombre muy original!
    Estoy deseando probar esta fruta...siento gran curiosidad.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário. Esta fruta é característica aqui do Brasil, mas eu nunca vi a vender na Europa. Talvez em Espanha consigas encontrar.
      Besos

      Excluir