quinta-feira, 29 de março de 2012

Pasta al Nero di Sepia com Corvina e Limão

Sempre que viajo a algum lugar, gosto de experimentar os alimentos e pratos locais, comprar ingredientes e, sempre que possível, livros de culinária.

Na viagem a Roma ,no último Verão, o programa não podia deixar de incluir uns raids pelas lojas de produtos alimentares. E posso não ter comprado sapatos ou roupa (de facto, desiludiu-me um pouco aquilo que vi!), mas uma parte da mala ficou reservada para os comes e bebes!



Descobri uma pequena mercearia gourmet, não muito longe do hotel, com óptimas massas secas, doces, vinhos e um balcão de queijos que era a minha perdição. Trouxe Pecorino, Limoncello, uns doces de amêndoa, e uns fetucini al nero di sepia artesanais,  que ontem participaram alegremente no nosso jantar já do lado de cá do Atlântico.



Ingredientes:
4  lombos de corvina
1/2 embalagem de fetucine al nero di sepia
1 limão (siciliano)
2 embalagens de natas (creme de leite)
1 molhinho de coentros
6 dentes de alho
Azeite, sal e pimenta qb.

Tempera-se o peixe de sal com pelo menos duas horas de antecedência.  Coze-se a massa em água abundante, temperada de sal. Tiram-se as raspas do limão e reserva-se. Leva-se o azeite ao lume num frigideira larga e junta-se o alho picado. Juntam-se os lombos de corvina e deixam-se alourar de ambos os lados. Acrescentam-se os coentros picados e o sumo de limão. Tempera-se de pimenta, moida na altura, tapa-se e deixa-se estufar um pouco, sem deixar cozer demais. Retiram-se os lombos para fora da frigideira e acrescentam-se as natas, deixando cozinhar um pouco e rectificando o tempero. Escorre-se a massa que deve estar cozida al dente e junta-se ao molho de natas. Separam-se os lombos de corvina em lascas grandes e acrescentam-se à massa, envolvendo-se delicadamente. Coloca-se no prato de servir e decora-se com as raspas de limão.




O sabor delicado da corvina, liga perfeitamente com o molho de natas e limão e com o sabor distinto da massa negra.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Esta pasta conquistou-me!
    Ficou divina.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cidália! É uma receita muito simples mas saborosa.
      Bjnos e bom fim de semana

      Excluir
  2. Eu também sou assim, quando vou de viagem tento sempre trazer delícias gastronómicas da região, adoro provar coisas novas.
    E esta pasta está de facto apetitosa! Os coentros e o limão dão um belo toque.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas que trazemos prologam o prazer da viagem durante mais tempo, avivam as lembranças, dão-lhes sabor e aroma.
      Bom fim de semana Ginja
      Bjkas

      Excluir
  3. Manuela,
    Gosto muito de pasta negra... E esse pratinho ficou com um aspeto delicioso : ) Eu também quando viajo também tenho sempre que trazer alguma coisa de gastronomia para experimentar. Parabéns pelo lindo blog recheado de coisas boas. Vi no FB e não pode resistir em vir conferir a receita.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catarina,
      Já visitei também o seu blog de que gostei muito. Vou certamente continuar a acompanhar as suas publicações.
      Desejo-lhe um óptimo fim de semana.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Esse prato está muito bonito e delicioso de certeza. Quando viajo tamabém gosto de provar e trazer para casa ingredientes novos e tipicos de onde estive
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gisela, nós somas daquelas pessoas que vêm dos passeios com queijos e chouriços nas malas. Geralmente as lembranças que trago para os amigos também são de comida e grande parte das memórias que guardo desses locais estão associados ao que comi e bebi.
      Bom fim de semana e beijinhos

      Excluir
  5. Adoro esta massa preta e este prato ficou uma delícia.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Lia. Tem mesmo aquele gostinho a mar e a choco. Gostei particularmente da combinação com o sabor da raspa de limão.
      Bjnhos

      Excluir