quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fritata de Espinafre, Parmesão e Nozes para levar ao Pic-nic

O meu primeiro livro de culinária a sério foi-me oferecido, ainda na adolescência, por uma das minhas tias (Madressilva) e, porque tem muitas informações técnicas e belíssimas fotografias, continuo a recorrer a ele. Este livro, para além das receitas, tem todo um capítulo inteiramente dedicado à apresentação e um dos temas que sempre me fascinou foi um belo Pic-nic à beira rio, com as garrafas de vinho a arrefecer nas águas correntes, a cesta repleta de coisas boas, os bonitos pratos coloridos e uma deliciosa fritata com espinafres.









Ao receber tantas convidadas e pensar o que iria preparar para o Pic-nic, a imagem daquela fritata voltava sempre. Tinha de experimentar fazê-la...

Com espinafres e tomilho da horta, acabados de apanhar, coloquei mãos à obra e aqui está o resultado. Mais saborosa do que bonita, esta fritata é deliciosa quente ou fria e vai muito bem acompanhada de uma bela fatia de pão e de uma salada fresca.




Ingredientes:
6 ovos
1 molho de espinafres
4 colheres de sopa de natas espessas (creme de leite)
50 g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
1 raminho de tomilho
4 nozes
Azeite, sal, pimenta e noz moscada qb.

Lavar bem os espinafres e escolher as folhas, descartando os caules. Numa frigideira colocar um pouco de azeite,  os dentes de alho espalmados e dois ou três pés de tomilho. Deixar aquecer um pouco e juntar as folhas de espinafre que deverão cozinhar um pouco até ficarem brandas. Numa tigela colocar os ovos, as natas, o queijo ralado, um pouco de sal, pimenta e noz moscada moídos na altura. Bater bem e depois juntar os espinafres já salteados e as nozes partidas em pedaços pequenos, envolvendo cuidadosamente. As fritatas à italiana são habitualmente cozinhadas no forno, enquanto que as tortilhas espanholas são cozinhadas na frigideira. Neste caso, no entanto, preparei a fritata na própria figideira. Ao preparar esta quantidade (para quatro pessoas) sugiro que utilizem uma frigideira de tamanho médio e façam em duas vezes, pois o processo de viragem é dificultado quando a fritata é muito grande (por exemplo, esta ficou mais fina do que deveria devido a um pequeno acidente no momento da viragem!). Para cozinhar, deixar fritar de um lado e quando se começa a ver que os bordos estão bem dourados e o ovo já começa a secar, coloca-se um prato sobre a frigideira e vira-se, deixando, depois, escorregar novamente para dentro da frigideira, desta vez com o lado crú virado para baixo. Deixar cozinhar mais um pouco, até ficar igualmente dourado.




Nessa altura estão prontas a servir decoradas com pés de tomilho, pedacinhos de noz  e lascas de parmesão. 

Comidas ainda quentes, acompanhadas de salada são uma refeição deliciosa. Já frias, sabem bem com uma fatia de pão, sendo que alguns sabores se apuram ainda mais.

Espero que gostem e que se divirtam com este Pic-nic!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de maio de 2012

Lulas com Molho de Tomate


Umas lulas guisadas em molho de tomate, acompanhadas de arroz, são um prato bem português e bem trivial. Mas aqui, onde nem sempre consigo encontrar lulas frescas e de boa qualidade, tornou-se um verdadeiro acepipe!




Ingredientes:
1,5 kg de lulas frescas, arranjadas e cortadas em rodelas
1 cebola grande
6 dentes de alho
4 tomates maduros
ervas aromáticas frescas
Azeite, sal e pimenta qb.

Lavar bem as lulas (é melhor pedir para arranjar na peixaria, mas temos sempre de dar a limpeza final) e cortar em anéis com 1 cm a 1,5 com de largura. Não costumo temperar as lulas com sal. para mim basta o tempero do molho para que fiquem saborosas. Como se trata de uma carne muito delicada, é muito fácil que fiquem excessivamente salgadas se as temperarmos directamente. Preparar o refogado de cebola, alho e tomate maduro, pelado, limpo de sementes  e cortado em pedaços. (Se tiver feito molho de tomate caseiro, pode utilizar directamente o molho (cerca de 7,5 dl) para estufar as lulas). Quando o tomate estiver bem desfeito, juntar as lulas, e com o tacho tapado, deixar estufar em lume lento, até estarem cozidas. Rectificar o tempero, acrescentando a pimenta moída no momento.




Eu gosto das lulas acompanhadas de arroz branco, mas para quem preferir, podem ser estufadas com batatas cortadas em rodelas com cerca de meio centímetro.

Delicadezas à parte, não há nada como molhar um pedaço de pão no molho do estufado das lulas... mas não digam a ninguém!!!




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bolachas de Chocolate e Coco

O Bazar é uma instituição aqui no Brasil! Trata-se de uma venda de produtos mais ou menos diversificados e que geralmente tem por pretexto uma data significativa ou uma causa benificiente. Participam profissionais e amadores e servem para dar a conhecer os negócios e também os hobbies dos seus participantes.




No início do mês fui convidada a participar num Bazar alusivo ao dia da Mãe e levei as bolachas do Cravo e Canela. Algumas das receitas já são vossas conhecidas: Bolachas de Amêndoa, Limão, Cravo e Canela, Bolachas de Coco e Maracujá! Entretanto, já publiquei a receita dos Corações de Chocolate e Amendoim e hoje trago estas Bolachas de Chocolate e Coco.




O evento valeu sobretudo pela tarde de convívio com os outros participantes e por conhecer outras actividades e produtos. Descobri que as crianças são os grandes apreciadores destas bolachas e os pirolitos de bolacha que levei foram as verdadeiras vedetas do dia junto da pequenada!




Ingredientes:
150 g de açúcar
100 g de manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de leite
50 g de coco ralado
300 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

Misturar os ingredientes secos. Com a manteiga à temperatura ambiente, esfarelar misturando com os ingredientes secos até obter um resultado bem homogéneo. Bater o ovo com o leite e acrescentar à mistura anterior e amassar até obter uma massa homogénea e bem consistente. Formar uma bola e tapar o recipiente com película aderente, guardando no frigorífico (geladeira) durante cerca de uma hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em 6 partes e trabalhar cada uma de sua vez. Estender a massa sobre uma superfície enfarinhada e estender com o rolo até uma altura de cerca de 2 mílimetros. Com o cortador escolhido, recortar as bolachas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, mantendo uma distância de dois centímetros entre elas. Levar a cozer na zona central de um  forno aquecido a 180º. Quando cozidas, retirar o tabuleiro e deixar arrefecer uns minutos, passando depois as bolachas para um rack de forma a arrefecerem mais rapidamente.




São deliciosas para acompanhar leite fresco ou leite quente com chocolate!

Bom apetite!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de maio de 2012

Saint-Peters com Risotto de Três Pimentos

O Saint-Peters é um dos bons peixes que se podem encontrar nesta região do Brasil. De carne fina, mas firme e sabor delicado, é uma boa opção tanto para estufar como para assar. Dá, ainda, bons filetes e é muito fácil encontrá-lo já preparado para este efeito.




Neste caso, preparei-o em postas, apenas estufado com azeite, alho e cebola, acompanhado de um aromático e saboroso risotto de pimentos coloridos.

Em Portugal nunca vi este peixe à venda, com este ou com outro nome. Embora sem terem uma textura tão firme, penso que poderá ser substituído por dourada ou pargo de forma a obter um efeito semelhante.




Ingredientes:
4 postas de peixe (1 posta de peixe por pessoa)
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite, sal e pimenta qb

2 chávenas (xícaras) de arroz arborio
1 l de caldo de legumes
1/2 pimento verde
1/2 pimento encarnado
1/2 pimento amarelo
1 cebola
2 dentes de alho
1 molho pequeno de coentros
Azeite e pimenta qb.

Temperar o peixe de sal com antecedência. Numa frigideira alourar a cebola finamente picada e o alho em azeite. Estufar o peixe, em lume brando com o recipiente tapado. Temperar com pimenta moída no momento.

Para o risotto, aquecer o caldo de legumes e manter quente. Num tacho dourar a cebola finamente picada e o alho. Juntar os pimentos cortados em quadrados bem pequenos. Em seguida juntar o arroz e deixar fritar mais um pouco. Juntar a primeira concha de caldo. Quando estiver quase seco, juntar mais uma concha de caldo e assim sucessivamente até o arroz estar no ponto (sem ficar demasiado cozido). Deixar cremoso, desligar o fogão e manter tapado. Servir dentro de poucos minutos, acompanhando o peixe. Polvilhar com os coentros picados.




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bolachas de Chocolate e Amendoim

Para mim a ideia de lar sempre combinou com bolachas, num prato à noite acompanhadas de uma caneca de leite. Combina com  latas de folha cheias de bolachinhas perfumadas, com o som estaladiço que fazem quando as partimos com os dentes, ou com o sabor gostoso quando as molhamos no leite fresco ou quente. A nossa casa e as nossas bolachas dão-nos aquele conforto à alma e ao coração, de sentir que pertencemos a um local e que somos amados e/ou amamos alguém.




Fazer bolachas é participar neste momento terno, é algo que me descontrai e afasta das preocupações, muitas vezes comezinhas do dia a dia. É terapêutico e, além disso, sabe bem!

No passado fim de semana participei num Bazar dedicado ao Dia da Mãe, onde levei bolachas de vários sabores. As crianças foram os meus melhores clientes e as bolachas de chocolate as suas favoritas. Hoje para o Cravo e Canela, tragos estes Corações de Chocolate e Amendoim, bem crocantes e deliciosos.




Ingredientes:
150 g de açúcar
300 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
4 colheres de sopa de cacau
50 g de amendoim torrado e moído
100 g de manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de leite

Colocar os ingredientes à temperatura ambiente cerca de meia hora antes de começar a trabalhar. Misturar todos os ingredientes secos numa tigela. Juntar a manteiga e esfarelar até estar totalmente absorvida. Juntar o ovo batido com o leite e amassar bem, até obter uma massa homogénea e consistente. Geralmente, trabalho tudo à mão, mas quem preferir pode utilizar o robot de cozinha. Formar uma bola e tapar a tigela com película aderente. Levar ao frigorífico (geladeira) por pelo menos uma hora. Quando a massa estiver bem fria, partir em 6 partes e trabalhar cada parte de sua vez. Estender a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha com a ajuda de um rolo de massa até atingir uma altura de cerca de 2 mílimetros. Com um cortador de bolachas, recortar, aproveitando o melhor possível o espaço. Dispor as bolachas num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, tendo o cuidado de deixar uma distância de cerca de 2 centímetros entre elas. Levar a cozer na parte central de um forno aquecido a 180ºC. Proceder desta forma até acabar a massa. Quando estiverem cozidas, retirar o tabuleiro do forno e, ao fim de alguns minutos, retirar as bolachas e colocar sobre um rack para arrefecer.





São deliciosas para acompanhar um copo de leite!

Espero que gostem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gnocchi de Beterraba com Molho de Parmesão e Laranja

Já todos repararam como gosto de gnocchi e como tenho experimentado este delicioso prato com diferentes ingredientes. Pois hoje chegou a vez de experimentar a beterraba, de forma a ficar com uns lindos gnocchi avermelhados.




Apesar da cor vibrante, o seu sabor é delicado e contrasta de forma equilibrada com o molho de queijo parmesão. O toque final da raspa de laranja, matiza o sabor forte do queijo e também acrescenta cor a este prato já de si tão alegre. Hoje empratei os gnocchi numa elegante travessa La Faenza com formato de folhas, a fazer lembrar as peças Bordalo Pinheiro que tanto adoro.





Ingredientes:
Para a Massa
2 batatas de tamanho médio
1 beterraba grande
1 ovo
1 1/2 chávena (chícara) de farinha
3 colheres de sopa de margarina
Sal qb


Para o Molho e decoração
150 ml de natas frescas (creme de leite)
50 g de queijo parmesão ralado na altura
Pimenta qb
Raspa de 1 laranja
Queijo parmesão ralado qb
Raminhos de manjericão


Descarcar e cozer as batatas e a beterraba em água temperada de sal. Para não ficarem muito aguadas, aqui em casa cozem-se com casca e depois pelam-se para retirar a polpa já cozida. Depois de cozidas, reduzir a puré com um espremedor de batatas, ou com um passe-vite. Juntar a margarina e o ovo batido e amassar bem. Ir juntando, gradualmente, a farinha (pode não ser necessária toda, ou precisar de mais um pouco) até a massa descolar das mãos, devendo ser bem maleável, mas não excessivamente seca. Forme rolos, que depois corta em rodelas de cerca de 1 cm a 1,5 cm de espessura. Levar uma panela de água temperada de sal a ferver. Colocar porções de gnocchi na panela e deixar cozer até que estes subam à superfície. Retirar com uma escumadeira, escorrendo, e reservar, mantendo quentes. Entretanto deverá ter preparado o molho, aquecendo as natas e acrescentando o parmesão ralado. Temperar com pimenta moída na altura e deixar aquecer de modo a que o queijo derreta. Para homogeneizar bem o molho pode ser boa ideia triturar com a varinha mágica (mixer). Servir os gnocchi com o molho bem quente, decorando com mais um pouco de parmesão ralado no momento e com raspas de laranja. Enfeitar com um raminho de manjericão.





Bom apetite!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de maio de 2012

Bolo Sueco de Amêndoa e Limão | Dorie às Sextas

Depois de uma ausência em duas das receitas, aqui estou de volta ao desafio quinzenal Dorie às Sextas.

Assim que li a receita deste Swedish Visiting Cake fiquei logo cheia de vontade de experimentar. Com uns cortes daqui e uns acrescentos dali, a fórmula deste Bolo Sueco de Amêndoa e Limão foi surgindo e, hoje mesmo em cima do prazo lá saiu do forno este bolo delicioso!




E é tão bom que metade desapareceu logo à hora do lanche, acompanhado por belos copos de limonada  
(já vos disse que éramos só duas pessoas?)! É mesmo o ideal para receber as nossas visitas mais queridas. As louças da La Faenza também ajudaram a fazer uma mesa que ficou uma delícia para os olhos, enquanto o aroma, a textura e o sabor do bolo trataram de satisfazer o resto dos sentidos.




Ingredientes:
180 g de açúcar (aqui reduzi um bom bocado à receita original)
Raspa de 1 limão (siciliano) e sumo de metade
2 ovos grandes (ou 3 médios)
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento
100 g de manteiga sem sal (também menos que no original) derretida e fria
100g de amêndoas em lascas
3 colheres de sopa de açúcar (usei demerara)

Misturar bem o açúcar com a raspa do limão para libertar os óleos aromáticos contidos na casca. Juntar os ovos um a um e bater bem. Juntar o sumo de meio limão e continuar a bater. Juntar metade das amêndoas. Adicionar a farinha e o fermento e envolver bem com uma espátula. Por fim juntar a manteiga, integrando cuidadosamente. Colocar numa frigideira de ferro fundido ou numa forma (utilizei uma forma de fundo amovível), untada e polvilhada de farinha.  Se usar a forma, colocá-la dentro de um tabuleiro de forma a tornar o fundo mais espesso. Alisar a superfície da massa e polvilhar com o resto das amêndoas em lascas e com o açúcar. Levar a cozer num forno aquecido a 180º durante cerca de 20 a 30 minutos.




Vai ficar dourado e crocante por cima, enquanto o interior fica macio. O difícil vai ser parar de comer este bolo tão delicioso!




Experimentem, pois não se vão arrepender!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 5 de maio de 2012

Bread Baking Day #49 - Roundup


This last month was very exciting while, as hostess for the first time for Bread Baking Day, I received your delicious breads, pizzas, focaccias, ciapatta, grissini and panini. All with a very Italian look and flavour, and each one more appealing than the other!


We end up with sixteen participations from Germany, Iceland, Italy, Spain, Portugal, United States of America and Brazil, that certainly you will find easy to bake at your home.


I would like, once more, to thank every one for this wonderful experience, and for the amazing work you have done. You are all to congratulate!


This May, Bread Baking Day #50 will be hosted by Sandra of from Snuggs Kitchen  that tomorrow will make the announcement and will disclose a new baking challenge.


And now, lets travel to Italy and indulge ourselves with all these breads and pizzas...








From Dortmund, in Germany, Mercedes Busch - from the blog  Backeifer - Baked a Focaccia With Tomato and Olives. Delicious!



Sindy, from the german blog Ms Fisher goes handmade, baked us a lovely Focaccia with Caramelized Onion, Tomato & Rosemary 


From Seeheim, in Germany, Sandra Guril posted on her blog From Snuggs Kitchen, a wonderful Pizza with Goat Cheese



From Iceland, the Portuguese blogger Pami posted on her Receitas do Menu Verde, a beautiful Ciabatta a la Pami.


Right from Nashville, Tenessee, in the United States, Alisa from the blog Easier than Pie, baked some crunchy Sesame Grissini.


Bella Kirschfrau, from Sachsen in Germany, baked and posted on her blog Kirschfrau this delicious Pizza with her name.


From Portugal, Mané posted on her blog O Bolo da Tia Rosa, this mouthwatering Bacon and Banana Pizza.


Also from Portugal, came this original Buckeheat Focaccia With Tomato and Rosemary, baked by Ginja from the blog Ananás e Hortelã.


From West Virginia, in the United States of America, Jenni from the blog The Gingered Whisk, baked us this lovely Sourdough Ciabatta.


From Coimbra, in Portugal, Vera Ferraz posted on her blog Hoje para Jantar, this tasty Focaccia with Green Olives and Rosemary.


From Andalucia, in Spain, Zorra, the mentor of Bread Baking Day, posted on her blog Kochtopf, these charming Panini Allolio.


Palmira, baked and posted on her Spanish blog Come Conmigo el Blog the Palmira, this delicious Wheat Semolina Bread.


From Lake Garda, in Italy, Cinzia show us in her blog Cindystar, this easy to bake and eat No-knead Pizza.






From Ventura, California, in the United States, Judy posted on her Judy's Gross Eats, these beautiful Italian Whole Wheat Sage Breads.


From Atlanta, in the United States, Cathy Warner baked for her blog Bread Experience, this original Einkorn and Olive Oil Pizza Dough.


From Brazil, I posted on Cravo e Canela these crunchy Four Flavours Grissini.



Thank you, once again, for all those lovely recipes! 

If you sent in your bread or pizza and do not see it listed here please let me know in the comments. Your email might have gotten lost – I will contact you for your details and add your entry as soon as possible!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Duo de Chocolate e Morango

O Pudim de Chocolate que fiz para o desafio Dorie às Sextas foi um sucesso cá em casa. Por isso, quando este fim de semana tive convidados para almoçar, decidi repetir o pudim, mas desta vez em dueto com uma mousse de morango. Conhecem melhor combinação que morangos e chocolate?




Este duo foi plenamente aprovado pelos presentes e já tenho ideias para outras combinações. Hoje deixo-vos esta sugestão que é bem simples e relativamente económica, podendo ser feita mesmo fora da época dos morangos, utilizando os frutos congelados.



A receita do Pudim de Chocolate pode ser encontrada aqui. Ao fazer este duo, deve começar pelo pudim que deverá ficar no fundo da taça, uma vez que é mais denso e pesado. A Mousse de Morango deve ser feita a seguir e colocada por cima do creme de chocolate.




Ingredientes:
1 caixa de morangos (250 g)
250 ml de natas (creme de leite)
50 g de açúcar (ou em função do vosso gosto e grau de acidez dos morangos)
Gelatina incolor (quantidade em função das indicações do fabricante)

Lavar e arranjar os morangos. Num copo liquídificador  ou no copo da varinha mágica (mixer) juntar os morangos partidos em quartos, o açúcare a gelatina, previamente demolhada. Reduzir a puré. Numa tigela, bater as natas (creme de leite), que devem estar bem frias, com uma colher de açúcar, até formar picos. Juntar a mistura de morango, envolvendo suavemente.

Depois de ter colocado cerca de quatro colheres de sopa de creme de chocolate em cada taça, fazer o mesmo com a mousse de morango. Decorar a gosto, com rapas de chocolate, morangos ou chantilly, por exemplo e guardar no frigorífico (geladeira) até à hora de servir.




Bem fresco é uma verdadeira delícia, agradando tanto a pequenos como graúdos.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um Desafio | Um Aniversário | Um Picnic

Embora o primeiro post do Cravo e Canela tenha sido em Abril de 2011, o mês de Maio é aquele que, para mim, verdadeiramente marcou o início deste projecto. Por isso, é este o mês em que pretendo celebrar uma das iniciativas que me foi mais gratificante neste último ano.




Gratificante, em primeiro lugar, por todos os que, ainda que de forma virtual, tenho vindo a conhecer, pelo sentimento de pertença a uma comunidade que tem muitos interesses e valores que reconheço como comuns. Gratificante, também, pelo muito que tenho aprendido, através da pesquisa, da experimentação e da partilha de tantos de vós que diariamente publicam as vossas experiências. Gratificante, por último, porque tendo interrompido um percurso profissional de dezenas de anos, este projecto permitiu-me manter o foco no alcançar de objectivos, no respeito por metas e prazos, na concretização e na qualidade do trabalho realizado.

Posto isto, esta celebração não ficaria completa sem a vossa presença e o vosso envolvimento e, como já é hábito entre nós, sem um pequeno desafio!

A celebração de um aniversário exige comida! Doces ou salgados, consoante os gostos. Com o tempo que se ameniza, lembrei-me de vos convidar para um picnic, em que cada um traz um prato, petisco ou bebida da sua preferência. Todos estão convidados e, neste picnic virtual, todos terão lugar, por mais longe ou perto que se encontrem. Preparem as vossas delícias durante este mês de Maio e, em Junho, reunimos tudo, ala para o campo e vai ser só festejar!




Regras de participação no desafio Um Aniversário | Um Picnic:

  • Preparar e publicar, até dia 31 de Maio de 2012, uma receita original ou inspirada que vos pareça apropriada para levar para um Picnic. Pode ser doce, salgada ou uma bebida.
  • Colocar no vosso post um link para este post do Cravo e Canela.
  • Enviar, por email, para mcmcinnamon@gmail.com , a vossa participação, indicando em assunto "Um Aniversário | Um Picnic",  referindo o link para o vosso post e anexando a vossa foto favorita.
  • Quem não tiver blog pode participar também, enviando a receita e uma foto (de preferência!).


No dia 5 de Junho será publicado um apanhado de todas as participações.

Nesse dia, que estará de sol, pegamos nas cestas e nas mantas e vamos festejar!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...