O churrasco do último domingo foi bem português! Umas belas postas de bacalhau assado nas brasas, acompanhado de batatas a murro. Para os menos habituados as estas terminologias, as batatas a murro, são batatas assadas, que são espalmadas para melhor ganharem o sabor do azeite e do alho com que são temperadas.
O chef de serviço foi o nosso amigo Rui (outro português residente no Brasil), que não deixou os créditos por mãos alheias e nos encantou com esta receita simples, mas deliciosa.
Eu estive de ajudante, a apreender todos os macetes deste ofício e de fotógrafa (às três pancadas) que a fome não deixou tempo para mais.
Ingredientes:
4 postas / lombos de bacalhau
16 batatas de tamanho médio (se forem comilões, é melhor contar mais batatas por pessoa)
Uma cabeça de alhos picada
Azeite (seja generoso!)
Com a devida antecedência, dessalgar o bacalhau. Para assar, o nosso chef, sublinha que prefere comprar o bacalhau seco e dessalgar em casa. Se não tiverem tempo, penso que poderão utilizar o bacalhau congelado, já sem sal. Antes de começar a acender o fogo, lavar as batatas e dar uma cozedura em água temperada de sal. Quando conseguir espetar um garfo e sentir que estão quase cozidas, retirar do lume, escorrer e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Dar um murro em cada uma e temperar com sal grosso. Colocar no forno a cerca de 200º. Acender o lume na churrasqueira e, quando estiver em brasas, dispor o bacalhau nas grelhas e deixar assar, até ficar cozinhado, mas não demasiado seco. Entretanto, por indicação do nosso chef, tirámos as batatas do forno e, embrulhadas em papel de alumínio, acabaram de assar sobre a grelha. Para finalizar, aquecer uma boa quantidade de azeite a que acrescentamos os alhos picados. O bacalhau é dividido em lascas e regado com o azeite aromatizado com o alho. As batatas são colocadas num prato de servir e são também regadas com o azeite.
Em casa dos meus pais acrescenta-se também um pouco de salsa ou coentros ao tempero, mas, neste particular, deixamos inteiramente ao gosto de cada um. Este estava delicioso. Obrigada chef Rui!
Espero que gostem!
Obrigado por apresentar tão bem este delicioso prato do meu pais. Na receita não falha nada, é tal e qual fazemos. Faço muitas vezes e como bons portugueses, adoramos todos.
ResponderExcluirBjkas
Olá Tila!
ExcluirNa verdade eu também sou portuguesa, só que a residir no Brasil. Quando estamos longe, ainda sabe melhor comer as coisas da nossa terra.
Bjnhos
Uma delicia :)
ResponderExcluirQue rico prato de bacalhau bem à portuguesa. :))
ResponderExcluirCá por casa é um dos pratos domingueiros.
Imagino que por aí ainda tem um gosto mais especial .
Beijinho
É um prato que aprecio muito. O acompanhamento que mais gosto é batata a murro... Ficou com ótimo aspeto...
ResponderExcluirAMO de paixão!!!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia.