quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Iogurte de Lúcia-Lima

A produção de iogurtes caseiros continua e com ela a experimentação de novos sabores. Passo, mentalmente, em revista os aromas mais apreciados e em que medida são compatíveis com o iogurte. É assim que novas ideias vão surgindo!




Esta semana, foi a vez de testar o sabor subtil da Lúcia-lima. Já tinha experimentado num bolo e no iogurte também ficou bem o delicado aroma cítrico da verbena. Se preferirem intensificar o sabor, talvez seja boa ideia adicionar mais um saquinho de chá.





Ingredientes:
1 l de leite (ou 8 dl, consoante a capacidade dos copos da iogurteira)
1 iogurte natural
2 colheres de leite em pó
4 colheres de sopa de açúcar
2 saquinhos de chá de lúcia-lima ou uma mão cheia de folhas secas ou frescas


Colocar os frascos da iogurteira a esterilizar, fervendo-os. Levar a ferver o leite a que já se adicionou o açúcar. Colocar as saquetas de chá (ou as folhas de lúcia-lima) no leite acabado de ferver, deixando repousar, tapado. Deixar arrefecer o leite até cerca de 50º C. Retirar os saquinhos de chá ou as folhas. Misturar o iogurte natural com o leite em pó e, progressivamente, adicionar o leite, misturando bem. Deitar esta mistura nos frascos previamente esterilizados. Fechar os frascos e colocar na iogurteira durante cerca de oito horas. Uma vez passado o tempo de fermentação, deixar arrefecer e colocar no frigorífico.





Delicados e cremosos, desapareceram num instante, uns comidos simples, outros a acompanhar fruta. Acho que já tenho uma ideia para o próximo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Adorooooooo lúcia lima! É inebriante o aroma desta planta! Agora em iogurtes? És um génio Manuela :)

    ResponderExcluir
  2. Como eu gosto de lucia lima, imagino o sabor nos iogurtes. Uma experiencia a testar aqui em casa.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs adorei a história da colher vazia. =)

    ResponderExcluir