Tinha um resto de frango assado do fim de semana (aquela parte da carne do peito que sempre fica agarrada à carcaça e que quando tiramos ainda é bastante!) que queria aproveitar, só faltava pensar o que poderia combinar e contrastar com o sabor relativamente neutro do frango para compor a lista de ingredientes.
Optei pelo doce da cenoura, o sabor mais intenso das azeitonas e, como erva aromática, a fragrância do aipo (salsão). Ficaram bem gostosos, com várias nuances de sabor e serão um óptimo complemento aos lanches escolares do meu filho (e aos meus lanches também!)
Ingredientes:
2 ovos
50 ml de óleo vegetal
100 ml de leite
100 g de cenoura ralada
100 g de frango (cozido ou assado) picado
2 colheres de sopa de azeitonas picada
1 colher de sopa de folhas de aipo (salsão) picadas
125 g de farinha
2 colheres de sopa de germen de trigo
1/2 colher de sopa de fermento
1/2 colher de chá de sal fino
1/2 colher de chá de paprika
3 colheres de sopa de queijo ralado
Num recipiente misturar todos os ingredientes secos (farinha, germen de trigo, fermento, sal e paprika). Bater os ovos com o óleo e o leite. adicionar a cenoura ralada, o frango, as azeitonas e o aipo (salsão), envolvendo cuidadosamente. Juntar os ingredientes secos, misturando bem, sem bater. Por fim, acrescentar o queijo ralado, envolvendo de forma cuidadosa. Distribuir a massa por forminhas de papel frisado que coloca dentro de um tabuleiro de ir ao forno. Colocar 2 colheres de sopa do preparado em cada forminha (dá cerca de 12 muffins). Levar a cozer na zona central do forno, aquecido a 180º. Verificar a cozedura com um palito. Quando o palito sair seco, estão prontos para retirar do forno.
Coloque um na lancheira do seu filho e deixe um para o seu próprio lanche ou para levar para o trabalho acompanhado de salada. São óptimos para brunchs, picniques e para levar para a praia.
Espero que os miúdos gostem!
adorei a combinação de sabores, devem ficar uma maravilha estes queques=) beijocas
ResponderExcluirUma combinação super deliciosa e uns muffins de textura fabulosa e, imagino, de sabor absolutamente divino!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia.