Sei que não é assim uma coisa muito comum e, a estas horas, os meus leitores do Brasil devem estar atónitos a pensar "Então isso também se come?". É que o bacalhau é um peixe bem grande e, pelo que constatei, linguarudo.
Quando estava no Alentejo, comprei línguas de bacalhau em salmoura e fiz este arroz bem aromático e saboroso. É simples e rápido de fazer e foi, para mim, uma nova forma de comer bacalhau.
Ingredientes:
500 g de línguas de bacalhau em salmoura
2 chávenas (xícaras) de arroz
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento amarelo
1/4 de pimento vermelho
1 ramo de coentros
Azeite, sal e pimenta qb.
Dessalgar as línguas de um dia para o outro, trocando a água umas três vezes pelo menos. Quando o bacalhau estiver bom de sal, fazer um refogado com azeite, cebola, alho e uma folha de louro. Quando a cebola estiver translúcida juntar os pimentos cortados em pequenos cubos e deixar estufar alguns minutos. Adicionar as línguas bem escorridas. Deixar cozinhar mais uns minutos e adicionar o arroz e metade do ramo de coentros picados. Juntar uma chávena de água quente. Tapar, deixando a tampa ligeiramente inclinada e deixar cozinhar. À medida que for necessário juntar mais água aos poucos de forma a que quando o arroz estiver quase cozido e com um pouco de molho se verifica o tempero, acrescentando sal (se necessário, pois em princípio o sabor das línguas é suficiente) e pimenta moída na hora, se junta o resto dos coentros picados, desliga o lume, tapa e espera alguns minutos antes de servir.
Untuosas e com forte sabor a bacalhau podem não ser para todos os gostos, mas que este é um arroz bem saboroso, não há dúvida!
Janeiro em Castro Verde estava frio e poucos dias tivemos de sol. Mas o Alentejo também é lindo no Inverno, em que o contraste do branco com as cores vibrantes do céu, das barras das casas e da natureza ainda parece mais forte.
Castro Verde é uma bonita vila do Baixo Alentejo, bem cuidada e que vale a pena visitar.
Gosto imenso de linguas de bacalhau, este arrozinho ficou uma maravilha, devia estar uma delicia :)
ResponderExcluirBeijinhos,
Joana
Olá! Gosto muito do Alentejo e Castro Verde é muito bonito...
ResponderExcluirNunca comi línguas de bacalhau, mas este arroz parece-me delicioso!
Beijinhos
Paula
Nunca comi linguas de bacalhau, mas gostei muito do teu arroz.
ResponderExcluirUm beijo e bom fim de semana
Que maravilha de sugestão!!
ResponderExcluirAdoro castro verde e fui lá várias vezes!
Beijinhos e resto de excelente Domingo,
Lia.