segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Migas à Alentejana com Entrecosto

Como alentejana que sou, de vez em quando gosto de fazer (e comer!) uma comidinha da minha terra. E se na maioria dos "comeres" Alentejanos o pão é rei, as Migas são dos pratos mais representativos desta região.


Pão, azeite, alho e temperos, as Migas Alentejanas, são consistentes na forma e textura, mas, ao mesmo tempo, devem desfazer-se na boca ao ser degustadas, espalhando os sabores que guardam, sejam da carne que vão acompanhar, seja dos espargos com que combinam tão bem.


Este  fim de semana, fiz umas Migas com Entrecosto, para responder ao pedido de várias pessoas! Pareceram agradar, pois não sobrou nem uma migalha.

Ingredientes - Entrecosto:
Uma peça de Entrecosto (Costelinha) de porco
1 cabeça de alhos
Sal, pimenta e pimentão doce em pó, qb
Azeite qb
1/4 de pimentão encarnado
Sumo de um limão
2 folhas de louro

A carne, partida de forma a separar as costelinhas, deve ser temperada com antecedência com a pasta preparada com os restantes ingredientes. Tradiconalmente a carne é frita ao lume com azeite e um pouco de banha. No entanto, considero ser mais prático fazê-la no forno, ficando o resultado muito idêntico. Geralmente coloco a carne com o tempero e um pouco mais de azeite, num tabuleiro de ir ao forno, coberto com película de alumínio. Deixo cozinhar cerca de uma hora assim tapado. Depois retiro a folha de alumínio e deixo dourar, tendo o cuidado de ir virando os pedaços de carne com alguma frequência.

Ingredientes - Migas:
1 pão com cerca de 500 g, de preferência pão Alentejano (neste caso utilizei Pão Italiano)
4 dentes de alho espalmados
Azeite qb
Gordura da carne qb
Água para molhar o pão
2 laranjas para decorar e regar a carne e as migas

Partir o pão em pedaços e humedecer com água morna. Num tacho, deitar o azeite, os alhos espalmados com aajuda de uma faca e um pouco da gordura da carne. Se tiver um bom chouriço / linguiça alentejana, se colocar umas rodelas a fritar no azeite, para dar mais cor e sabor. Adicionar o pão previamente humedecido e, se necessário, adicionar um pouco mais de água para desmanchar bem o pão. No entanto deve ter-se cuidado pois estas migas devem deixar-se secar até adquirirem consistência. Para tal, devemos deixar ir cozendo as migas, mexendo, até que estas comecem a descolar-se do tacho. Quando tal começa a acontecer, devemos soltá-las movendo o tacho (como se faz com as homoletes), de forma a ficar uma espécie de rolo.



Decora-se o prato de servir à mesa, colocando o rolo de migas ao centro, a carne em redor e quartos de laranja, que serão espremidos, ao gosto de cada um, sobre a carne e as migas.

Espero que gostem!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário