Aqui em casa temos dois grandes apreciadores de gnocchi, sempre dispostos a comer uma refeição deste belo prato italiano e a diversificar as receitas que fazemos. Para além dos clássicos nhoques de batata, já experimentámos gnocchi de pinhão (brasileiro), gnocchi com espinafres e gnocchi de mandioquinha. São estes últimos que hoje vos trazemos.
A mandioquinha foi mais um dos felizes encontros culinários que tive aqui no Brasil! Junto-a na sopa, faço-a em puré para acompanhar carne ou peixe e entrou também na galeria dos ingredientes principais dos gnocchi.
A mandioquinha ou batata-baroa é um tubérculo originário dos Andes. Quando cozida, o seu aroma é delicado, fazendo até lembrar um pouco o das castanhas. Todavia é muito mais facilmente digerivel, o que a torna um ingrediente adequado até para as sopinhas dos bébés. As que utilizei tinham uma bonita cor amarela, deixando os gnocchi bem mais coloridos que os de batata.
Ingredientes:
8 mandioquinhas de tamanho médio
1 ovo
1 1/2 chávena (chícara) de farinha
3 colheres de sopa de margarina
Descarcar e cozer as mandioquinhas em água temperada de sal. Depois de cozidas, reduzir a puré com um espremedor de batatas, ou com um passe-vite. Juntar a margarina e o ovo batido e amassar bem. Ir juntando, gradualmente, a farinha (pode não ser necessária toda, ou precisar de mais um pouco) até a massa descolar das mãos, mas sem que fique excessivamente seca. Deve ser bem maleável, de forma a fazer rolinhos que, se cortam com cerca de um centímetro de comprimento, para fazer os gnocchi.
Coloca-se água a ferver, temperada de sal e quando esta estiver bem quente juntam-se os gnocchi. Quando cozidos, estes vêm à superfície. Devem ser retirados e colocados num prato de servir. Vão-se cozendo os gnocchi em porções (não devem ser deitados todos na panela ao mesmo tempo).
Os molhos para acompanhar os gnocchi podem ser diversos. Neste caso optei por um simples molho de tomate! Após colocar os gnocchi num prato de ir ao forno, reguei-os com o molho de tomate e polvilhei com mozarella ralado, levando ao forno a gratinar. Esta é sem dúvida uma confort food que nos deixa satisfeitos e animados para o resto do dia.
Certamente que vão gostar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário