terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em Busca do Melhor Bolo de Chocolate do Universo (e Quem Sabe do Mundo!)

Para quem gosta de chocolate e, em particular, de bolo de chocolate, a procura de novas receitas, quem sabe melhores que as anteriores é uma constante. Muitos referem já tê-lo encontrado, outros chamam a si próprios o título, mas será mesmo? Sem desmerecer do "Melhor Bolo de Chocolate do Mundo", que é mesmo delicioso - Já provámos o da loja de São Paulo e é tão bom como o de Campo de Ourique! - acredito que possa existir melhor neste imenso universo.



E é com base nesta fé que vos lanço o desafio de partilharem as vossas melhores receitas de bolo de chocolate (desde que não sejam segredo!) para tentarmos encontrar o melhor entre os melhores. É certo que tal depende muito dos gostos, mas palpites informados são sempre muito mais válidos.

Todos podem participar e quantos mais melhor! Os blogers podem participar com novas receitas ou fazendo referência a antigos posts, os que o não são podem deixar as vossas propostas nos comentários, ou postar as vossas receitas na página do Facebook do Cravo e Canela.

O Facebook, pela sua acessabilidade pode ser o veículo para mais facilmente partilhar todas as participações e recolher as opiniões de todos. Cada um pode participar com quantos bolos achar melhor!



Posto isto, aqui deixo a minha contribuição de um bolo de chocolate bem rico, indulgente  e delicioso (na verdade uma autêntica bomba calórica de não sei quantas megatoneladas!!!).

Ingredientes:
4 ovos
175 g de açúcar
175 g de manteiga
1 tabelete (200 g) de chocolate culinário (do bom!)
1 colher de sopa de cacau em pó
120 g de miolo de amêndoa
75 g de farinha com fermento (coloquei uma colher de sopa)

Pelar, secar e triturar as amêndoas. Partir a tabelete de chocolate em quadradinhos e derreter em banho maria, mexendo sempre. Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar, até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Acrescentar as gemas uma a uma, batendo bem. Em seguida, misturar as amêndoas e o chocolate derretido. Junte a farinha e o cacau em pó, já sem bater e, por fim, envolva as claras batidas em castelo firme. Leve a cozer em forno a 180º, numa forma untada e polvilhada de farinha. Se pretender rechear, convêm cozer numa forma sem chaminé (com cerca de 22 cm de diâmetro). Acompanhar o cozimento, procurarando não abrir o forno nos primeiros 25 a 30 minutos (para o bolo não abater).



Fica bem recheado com ganache de cocolate ou acompanhado com gelado de nata. Mas mesmo sózinho é uma delícia!

Espero que gostem e fico à espera das vossas participações!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá!
    Como participamos? atë que data?
    bjs e um abracinho ao Trigo

    ResponderExcluir