"A minha pátria é a língua Portuguesa" disse Pessoa num texto pleno de emoção e orgulho por esta língua que, já antiga, tal como um organismo com vida própria evolui, cresce e se expande.
A minha pátria também é a língua portuguesa, nas suas palavras, nos textos e nas culturas que se espalharam pelo mundo. E como pugno pela bio-diversidade, defendo a diversidade da minha língua, que é falada e escrita nos cinco continentes, por gentes de todas as cores e de todas as histórias. Por isso, obstinada, não acato alterações por decreto cujo sentido não entendo e cujas razões me parecem turvas.
Por isso também, me alegra poder fazer um bolo de fubá e mexerica que é, ao mesmo tempo de milho e tangerina! Tal é a nossa riqueza que de um bolo fazemos dois com os ingredientes que assumem diferentes identidades, mas iguais essências, consoante o lado do mar em que estão.
Ingredientes:
300 g de açúcar
raspa da casca de 3 mexericas ou tangerinas
4 ovos
100 ml de óleo vegetal
100 ml de sumo de mexerica ou tangerina (cerca de 3 frutos)
200 g de fubá ou farinha de milho
50 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
Adicionar as raspas das mexericas | tangerinas ao açúcar e misturar bem. Juntar os ovos e bater até obter uma mistura homogénea. Em seguida, acrescentar o óleo vegetal e continuar a bater. Acrescentar o sumo de mexerica | tangerina. Finalizar, adicionando os ingredientes secos - fubá | farinha de milho, farinha de trigo e fermento - que já misturou previamente. Levar ao forno numa forma untada e polvilhada de farinha, cozendo o bolo na prateleira central do forno aquecido a 180º.
Se no Brasil é agora fácil encontrar mexericas, em Portugal a época das tangerinas já não tarda e este bolo com o seu belo aroma cítrico vai alegrar os nossos lanches e adoçar as nossas almas.
Bom apetite!
Manuela,
ResponderExcluireste vai ser para fazer na época das mexericas :)
Adorei o nome!
Um beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirPara Novembro já deve haver tangerinas por aí e nessa altura já podes experimentar!
Bjnhos
Manuela esta combinação de sabores deve ter ficado muito boa. E o aroma, hum...
ResponderExcluirbjo
Olá Fê!
ExcluirÉ mesmo, o sabor é bem doce e agradável e a cor fica muito intensa. Bem bom!
Bjnhos
Muito interessante esta combinação de tangerina com a farinha de milho. Resultou num bolo com uma cor vibrante e de sabor,de certeza, bem intenso.
ResponderExcluirBj
Márcia
Olá Márcia!
ExcluirTens toda a razão, cor e aroma é coisa que não falta a este bolo. Além disso, o fubá deixa sempre os bolos um pouco crocantes, pois a moagem não é tão fina como a da farinha de trigo.
Bjnhos
Hehe mexericas a sério? Engraçado, estamos sempre a aprender :)
ResponderExcluirParece-me realmente uma combinação interessante!
beijinho*
Pois é Pami, Mexericas... Dá ideia de uma coisa que não para quieta e da primeira vez que ouvi falar não relacionei de imediato com a tangerina. Só quando vi o fruto. Mas por aqui há muitos casos destes.
ExcluirBjnhos
Olá Manuela
ResponderExcluirBolo de clementina já fiz, agora falta juntar o fubá :)
Parece-me uma boa escolha.
Beijo
Boa tarde,pode fazer o bolo só com o fubá,sem farinha de trigo?
ResponderExcluir