domingo, 30 de junho de 2013

Blogger's Cut | Junho 2013





Já em Portugal de férias, chegou o momento de recordar as receitas favoritas do mês de Junho. Alternativas bem frescas, com sabores a frutos e a flores,  que combinam bem com o Verão. Julho está a chegar e com ele as férias ... que receitas nos reservará?

Bolachas de Amêndoa, Beterraba e Cacau

Batido de Amoras Silvestres, Banana e Sementes de Chia

Açúcar de Alfazema

Pizza Caprese

Guacamole

Muffins de Banana, Coco e Aveia

Bolo de Chocolate e Maracujá

Sobremesa de Morango e Tomilho


Boas férias (para quem é de férias!) e um mês de Julho cheio de receitas deliciosas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sobremesa de Morango e Tomilho Limão e um Passeio pelo Quartier Latin




Atravessando o Sena, frente à Île de la Cité, fica o Quartier Latin. Dominado, desde a idade média pela Sorbonne, deve o seu nome à língua que era falada pelos alunos desta universidade. 

Cheio de vida, hoje em dia as suas maiores atracções são as livrarias, os cafés, restaurantes e clubes de jazz. O Boulevard St-Michel fervilha de actividade e comércio, mas no labirinto de ruas que cruzam o bairro podem encontrar-se lojas menos convencionais e bem interessantes.

Entre os grandes edifícios históricos que aí se podem encontrar, destacam-se o Panteão construído no século XVIII e a bonita igreja de St-Séverin de estilo gótico com as suas gárgulas e janelas ogivais.




Mas o que mais me encantou foi um pequeno mercado de rua, cheio de frutos, legumes e charcutarias deliciosos e cheios de cor. A grande simpatia dos produtores e vendedores e a qualidade dos produtos tornou esse um dos momentos altos do dia.




Provámos disto e daquilo, comprámos fruta para comer durante o dia e ficámos com pena de não poder trazer tantas coisas deliciosas que por lá havia.




Dos deliciosos frutos vermelhos que lá comprámos para comer mais tarde e de uma receita que encontrámos na Magazine do Continente, veio a inspiração para esta sobremesa de morango e tomilho limão, tão apropriada para os dias de Verão.



Ingredientes:
250 g de morangos
1 embalagem de iogurte natural
a mesma quantidade de natas
2 colheres de sopa de açúcar
4 astes de tomilho limão
gelatina sem cor e sem sabor (meia embalagem)

6 morangos grandes
2 colheres de açúcar
2 colheres de água

Morangos inteiros e tomilho para decorar

Lavar e secar os morangos, retirar os pés. Colocar no copo liquidificador juntamente com o açúcar, as folhinhas de tomilho, o iogurte, as natas e a gelatina que se dissolveu previamente de acordo com as instruções do fabricante (geralmente envolve hidratar o pó de gelatina e levar ao lume para dissolver enquanto aquece ligeiramente). Deitar esta mistura em formas de silicone (confesso que ainda não domino a arte de desenformar e o facto de serem 6 formas todas pegadas não ajuda!) ou em taças para servir. Se não gostar de encontrar as sementes ou as folhinhas de tomilho, deverá passar o creme por um coador de rede fina. Levar ao frigorífico (geladeira) durante pelo menos 3 horas. Entretanto preparar a calda de morango, levando os morangos ao lume com o açúcar e a água durante alguns minutos (o suficiente para criar um caldo vermelho que fervilha). Reduzir a puré com a ajuda da varinha mágica e deixar arrefecer ates de juntar às sobremesas (o ideal e que esteja bem frio). Antes de servir, desenformar e regar com a calda, decorando com morangos frescos e um pouco de tomilho.




É uma sobremesa fresca, pouco doce e se estiver a evitar as gordurinhas em excesso, pode substituir as natas por mais uma embalagem de iogurte ou optar por uma versão ligth das mesmas. Agora a calda de morango não deve ser esquecida, pois dá um toque muito especial!

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 25 de junho de 2013

Vamos Fazer Bolachas! - Round-up Junho


No mês de Junho, o Vamos Fazer Bolachas! foi dedicado à crianças e as propostas não faltaram! Bolachas feitas com as crianças e/ou para as crianças, com formas divertidas, cores garridas e os seus sabores prediletos, tivemos receitas para todos os gostos. Qual será a sua favorita?





A todos os participantes e aos seus ajudantes - verdadeiros mini-chefs - o meu muito obrigada e os meus votos que estes divertidos momentos se voltem a repetir muitas vezes!





A equipa do blog Pão de Cereais teve uma tarde em cheio a preparar bolachas para os avós. São três receitas deliciosas e saudáveis em que os miúdos meteram mesmo a mão na massa!





A Paula, do blog Doce Mais ou Menos, trouxe-nos o Jogo do Galo feito com Mini Donuts cobertos. O filho dela adora e acho que nós também!





A Anica (e os seus 14 Mini-chefes), do blog Senhora Dona Anica, estreou-se em grande no Vamos Fazer Bolachas!, com estas Bolachas de Baunilha bem coloridas!





Da Madeira vieram mais bolachas para a criançada e foram feitas pela Carla Sofia, do blog a Madeirense Carla Sofia. São Estrelas Cintilantes de Chocolate, pois então!




Do blog Cozinhar Sem Lactose vieram estas  Bolachas Sanduíche! Nham, nham!





A Maria João, do blog Ponto de Rebuçado Receitas, preparou estas Cheese-cake Cookies com o filho. Devem ser uma delícia!





A Mena, do blog As Aventuras de Uma Mamã, preparou estas encantadoras Bolachas de Gelatina, acompanhadas de um delicioso batido de Kéfir com Banana!





A Filipa, do blog As Receitas da Minha Cozinha, também trouxe uma participação bem colorida e original. Vejam só estes Vitrais de Biscoito... Quem será que adivinham de que é feito o vitral!





O blog Entre Tachos e Sabores participa mais uma vez no Vamos Fazer Bolachas! desta feita com umas lindas Bolachas em Espiral de Manteiga e Chocolate. A criança dentro de mim adorou!





A Paula, do blogue Partilhando Sabores e Receitas, preparou estas Bolachas de Nutella Coloridas que são um encanto para a pequenada e não só!





A Dora, do blog Ideia Genial, preparou estas fatias de Salame de Chocolate. Que delícia. Quero-as todas só para mim!




A Roseli, do blog Receitas D'Casa, preparou estas Bolachas de Baunilha, com formas de animais e uma deliciosa cobertura. Qual a criança que não vai gostar?




Para ajudar à brincadeira, aqui no Cravo & Canela já tínhamos pintarolado umas deliciosas Bolachas de Amêndoa, Beterraba e Cacau. São perfeitas para a criança que há dentro de cada um de nós!


Em Julho, a cozinha do Cravo & Canela muda-se para Portugal para umas merecidas férias! O que iremos fazer???









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 23 de junho de 2013

Bebidas de Verão




Dizem que esta semana o calor vai apertar em Portugal!

Eu estou de partida para lá na terça feira e já só penso em sol, na boa comida portuguesa e em deliciosas bebidas refrescantes.

Deixo aqui seis sugestões do Cravo & Canela para encarar o Verão com frescura, sabor e saúde!

Água Fresca de Melancia, Lima e Hortelã

Sumo de Melancia

Batido de Amoras Silvestres, Banana e Sementes de Chia

Limonada Caipira com Hortelã

Sumo de Morango e Maracujá 

Sumo de Laranja e Banana


Quais são as vossas bebidas de Verão favoritas?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Açúcar de Alfazema e um Passeio pela Île de La Cité, Paris


Quase a partir de férias outra vez e dei-me conta que não publiquei nada sobre a viagem que fizemos a Paris em Julho passado. Vou pensando que receita fazer para cada parte da cidade, vou adiando, ou esquecendo e, não tão de repente assim, quase passou um ano... Por que se faz tarde, convido-vos a visitar comigo a Cidade Luz (que nessa semana estava um pouco enublada), os seus recantos e as suas inspirações para a cozinha do Cravo & Canela.



Não há como ir a Paris e não ir à Île de la Cité. É nesta ilha em forma de barco, encalhado no meio do Sena, que residem as origens da cidade. Habitada há mais de 2000 anos, os seus monumentos mais emblemáticos são, todavia, do período gótico.

Em primeiro lugar, Notre Dame, a grande catedral medieval visitada por milhares de turistas, com os seus magníficos arcobotantes, com os belos vitrais e rosácea e com as enigmáticas gárgulas.



E, para mim ainda mais bela e fascinante, a Saint-Chapelle é um verdadeiro milagre de luz e de cor!


Imperdível é também um passeio pelo Marché aux Fleurs et Oiseaux, onde as tendas de vendas de flores, de artigos para jardim e de decoração enchem tudo de cor.




Sendo um produto tradicional da França (especialmente da Provença) por todo o lado se encontra alfazema ou produtos feitos à base desta planta. E é precisamente a alfazema que serve de mote e inspiração à receita de hoje. Um açúcar de alfazema, para ter em casa ou para oferecer. É simples e fácil de fazer, com um efeito fantástico e aplicações variadas.

Pode ser usado para adoçar limonada ou chá, para polvilhar fruta fresca ou gelados, para enriquecer bolachinhas de limão ou cookies de pepitas de chocolate, ou tão somente para cheirar e sentir o aroma dos campos de alfazema!







Ingredientes:
1 chávena de açúcar granulado (cristal)
1 colher de sopa de flores de alfazema (para fins alimentares)

Misturar bem o açúcar com a alfazema. Pode passar no processador de alimentos para ficar mais fino. Eu não fiz isso, porque gosto de ver bem as flores no açúcar. Guardar num frasco fechado durante uma semana antes de usar.



É tão fácil de preparar e pode ser  uma prenda que a maior parte das amigas irão gostar. Afinal o Home Made With Love não podia estar mais na ordem do dia e tem, como sempre teve, um significado muito especial!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bolachas de Pinhão


Entre a vontade de experimentar bolachas diferentes e a necessidade de gastar restos de ingredientes que tenho na despensa, vão surgindo novas receitas, inspiradas aqui e ali.

É o caso destas bolachas de pinhão (pignoli), preparadas esta semana para o lanche escolar. As linhas gerais vieram desta receita no Foodnetwork, com algumas alterações e adições (caso dos flocos de aveia e das raspas de limão). O resultado foi muito bom (se não fosse também não partilhava, não é verdade?) e já estou a pensar qual será a próxima receita a ir para o forno!




Ingredientes:
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
150 g de açúcar demerara
raspa de 1 limão (siciliano)
1 ovo
150 g de farinha de trigo
5 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
75 g de pinhão (pignoli)

Bater o açúcar com a manteiga ate obter uma mistura cremosa. Adicionar o ovo e continuar a bater. Juntar a raspa de limão, misturando bem. Misturar os ingredientes secos e adicionar ao preparado anterior, envolvendo cuidadosamente. Formar bolas de massa com cerca de dois centímetros e levar a cozer em tabuleiros forrados de papel vegetal em forno aquecido a 180ºC. Deixar um espaço mínimo de 3 centímetros entre as bolachas, pois vão crescer bastante. Quando as bolachas começarem a ficar um um tom dourado na base e a superfície perder o brilho, está na hora de tirar do forno. Deixar arrefecer um pouco no tabuleiro (para não se partirem ao tirar) e colocar num rack metálico para esfriarem completamente. Guardar numa caixa de folha ou de vidro bem fechada.





Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Batido de Amora Silvestre, Banana e Sementes de Chia




Não é que me orgulhe disso, mas levanto-me todos os dias (de semana) às cinco horas (da manhã!), o que faz com que, após um primeiro pequeno almoço à cinco e trinta, tenha necessariamente de se seguir um segundo pequeno almoço por volta das nove e meia!

Nesta coisas nao há que abusar e gosto de ir por opções saudáveis e saborosas. As famosas papas de aveia, linhaça e maçã são uma das alternativas, com uma colher de chá de canela e duas ou três nozes são sempre uma escolha saudável. Outra possibilidade são os batidos de iogurte e frutas!

Este, com amoras silvestres (que compro na época e congelo), banana e sementes de chia, é delicioso e cheio de nutrientes. Nãõ leva açúcar e se preferirem uma versão sem lactose ou vegan, podem optar por substituir o iogurte e o leite por alternativas à base de soja ou leite de amêndoa.


Ingredientes:
(para 1 pessoa, mas muito bem servido)
1 banana pequena
10 a 12 amoras silvestres de bom tamanho (podem ser congeladas)
meia embalagem de iogurte natural (uso iogurte caseiro)
150 ml de leite magro (de vaca, de soja, de amêndoa)
1 colher de cha de sementes de chia

Colocar tudo no copo liquidificador ou no copo da varinha mágica e bater até obter uma mistura cremosa. Se as amoras não estiverem congeladas pode adicionar um cubo de gelo para obter um batido mais fresco.


Beber e deliciar-se!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de junho de 2013

Ponto Cruz Perfumado



Há anos que não fazia nada em ponto cruz, mas o aniversário de uma amiga foi pretexto para bordar e cozer esta almofada de alfazema para perfumar as gavetas.

Um tema floral bem singelo, numa única cor, a combinar com a decoração do seu quarto. A inspiração e o esquema de pontos foi encontrada no blog da Luli, uma italiana que faz uns trabalhos bem bonitos e cujas fotos nos dão logo vontade de ir à procura de tecido, agulha e linhas e por as mãos à obra.





As flores são fáceis e rápidas de bordar e, uma vez o ponto cruz terminado, resta cozer a almofada pelo avesso, deixando uma abertura para colocar o enchimento. Usei sumaúma sintética e flores de alfazema, para um toque perfumado natural!

Cozi cuidadosamente a abertura e rematei com um pequeno laço de cetim, guarnecido com um guizo, para dar um ar diferente.


Acho que a minha amiga gostou!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Guacamole



Nem sei há quanto tempo andava para fazer guacamole... cada vez que via uma receita publicada lá me entusiasmava e achava que não passava dessa semana, mas ou os abacates não estavam maduros, ou não arranjava malaguetas e lá ia passando.






Há umas semanas foi mesmo! Abacate maduro, presente. Malagueta, confirmado.  Coentros frescos, com fartura. Lima, cebola, tomate... tudo disponível. Tempo e disposição, mãos à obra e aqui está. A receita foi inspirada nesta da Martha Stewart e saiu bem gostosa (e picante!).

O Guacamole pode ser um petisco ou uma entrada, um acompanhamento ou até mesmo uma refeição simples e vegetariana. Que tal experimentar este prato, com umas simples fatias de pão numa Segunda Sem Carne?




Ingredientes:
1  colher de sopa de cebola finamente picada
1/2 malagueta (sem as sementes) finamente picada
1/2 chávena de tomate cereja, partido em quartos
2 colheres de sopa de coentros picados
1/2 abacate maduro partido em pedaços
Sumo de meia lima
Sal qb.

Num almofariz esmagar a cebola com metade dos coentros, com um pouco de sal e com a malagueta, até ficar cremoso e sumarento. Juntar o abacate e esmagar um pouco (eu gosto de encontrar uns pedaços da polpa do abacate). Juntar o tomate picado e o resto dos coentros. Rectificar o tempero de sal e acrescentar o sumo de lima a gosto. Envolver bem e servir de imediato.


Com o pão (para amortecer o picante) é uma delícia! Não acham que o sabor e a cor deste prato tem tudo a ver com o Verão e com dias de sol?

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 15 de junho de 2013

Um Aniversário | Uma Tea Party | E Viva a Festa!



Um aniversário é sempre um momento de balanço... tantas vezes de satisfação pelos objectivos alcançados, de espanto pelas surpresas e pelos sucessos inesperados, também de alguma frustração pelas metas que não conseguimos cruzar, mas, para mim, sempre de determinação para prosseguir caminho e conquistar novas etapas.

Assim é também com os aniversários do Cravo & Canela!

E como esta é uma vida em comunidade, não poderia fechar este ano sem celebrar os muitos sucessos que pessoas que admiro e sigo têm conseguido, com presença em programas de TV, publicação de livros e realização de workshops. Os meus parabéns a todas!

Queria também dar as boas vindas aqueles que se estrearam no último ano e que com tanta qualidade nos vão presenteando com o seu trabalho. É sempre um privilégio ter-vos nas minhas pequenas iniciativas.

E por falar em iniciativas, não posso passar sem assinalar a satisfação que me dá a realização do desafio Vamos fazer Bolachas! que tem contado com tantas participações maravilhosas e tem sido tão acarinhado pelos nossos leitores. Mas, também, quem resiste a uma bolachinha (ou a muitas)?




Para agradecer todas as coisas boas que recebi este ano, tanto dos leitores como dos outros bloggers e amigos virtuais, resolvi fazer esta Tea Party, em ambiente bem Zen e descontraído... E aí vieram todos os convidados a caminho do Brasil! Chegada ao aeroporto, com distribuição de kit chinelinha mais camiseta Cravo & Canela e transfer em autocarro climatizado para minha casa.

Após um merecido repouso, vá de abrir as caixas e marmitas, pôr a água ao lume e o gelo nos refrescos, estender as toalhas de renda, organizar as porcelanas e escaldar os bules. Distribuir doces e salgados e provar, trocar receitas, rir e conversar que é assim que es festas são!

E quem esteve e o que trouxe? Vamos ver já...




A primeira convidada a confirmar foi a Beatriz. Ela não tem um blog (mas devia!), mas não quis faltar à festa e trouxe estes deliciosos Friands.






A Cláudia, do blog Delícias Cá da Casa, veio e trouxe uns indispensáveis e originais Scones de Kefir!







Esteve também a Maria João, do blog Ponto de Rebuçado Receitas, e trouxe umas Panquecas de Framboesa Ligth e tão boas que mesmo quem estava em dieta rigorosa pode deliciar-se!





O blog Sopas na Mesa preparou este Scone Gigante com Pêssegos e Framboesas. E acabaram-se logo as dietas!!!!!






A Ginja, do blog Ananás e Hortelã, preparou estas deliciosas e saudáveis Cookies de Cacau e Amaranto para a Tea Party do Cravo e Canela. Digam lá se não estão apetitosas!?






A Liliana, do blog Cook Addiction, trouxe estes belos Torcidos de Limão para a Tea Party do Cravo e Canela. Bolinhos de limão com chá é muito bom!








A Filipa, do blog As Receitas da Minha Cozinha, trouxe na bagagem uns deliciosos Bolos de Arroz para ajudar à festa!






Quem também não faltou à festa foi  a Gila, do blog Flores de Oliveira, e vai trouxe estas lindas Madeleines. Sabem tão bem com o chá!








A Joana, do blog Entre Tachos e Sabores, não faltou e trouxe uns deliciosos e saudáveis Muffins Integrais com Frutos Vermelhos!






A Ana, do blog Cozinhar sem Lactose era uma presença garantida. E sabem o que ela trouxe? Este delicioso Bolo de Limão e Azeite, sem lactose, claro!






A Paula, do blog Doce Mais ou Menos, esteve presente na Tea Party e optou por trazer este fantástico Cheese Cake de Camarão!






A Maria, do blog Limited Edition, foi uma das convidadas presentes e fez-se acompanhar de um delicioso Bolo com Lemon Curd!










A Susy, do blog Tertúlia da Susy, não faltou à Tea Party e preparou estes Muffins de Banana e Canela!






A Isabel, do blog Emoção às Colheradas, foi uma das animadas participantes da Tea Party. Vestida a preceito e muito bem acompanhada por uns deliciosos Quadrados de Coco chegou pontualmente  à nossa festa como manda a tradição britânica.





A Mena, do blog As Aventuras de Uma Mamã, tinha lugar marcado na nossa Tea Party e uma bela rede de descanso à sua espera. E enquanto ela dormia uma pequena sesta, nós quase que comemos todos os deliciosos Crinkles de Amêndoa que ela nos preparou!




Do Algarve profundo veio a Manuela, do blog Sabores com Tempo,  carregada com este verdadeiro farnel dos deuses!






A Carla, do blog A Madeirense Carla Sofia, não faltou à Tea Party do Cravo e Canela e trouxe este belo Bolo de Limão. A primeira fatia teve de ser para mim... eu tinha dito!!!






A Mané, do blog O Bolo da Tia Rosa, é muito bem disposta e uma grande amiga que não podia faltar na Tea Party. Para aumentar a alegria geral ela trouxe umas Piadinhas acabadas de sair do forno e bem perfumadas com canela.





A Isabel, do blog Brisa Marítima, marcou presença na Tea Party e trouxe estes Muffins de Tomate Seco e Queijo Feta. Que bons que estavam!





A Naida, do blog Frango do Campo, não faltou à Tea Party e para abrilhantar a festa preparou uns Suspiros que eram um doce. Lindos!






A Ana, do blog Marmita Lisboeta veio à festa e trouxe umas deliciosas Cookies de Aveia, Mel e Coco!





A Dora, do blog Ideia Genial, veio muito bem acompanhada com estes Brownies de Oreos! Pecado...






A Carla, do blog De Cozinha em Cozinha foi uma das convidadas e trouxe uma apetitosa Tarte de Cogumelos e Cebola Vermelha!




A Paula, do blog Pão de Cereais, também veio à Tea Party e trouxe uma Mousse de Chocolate um pouco diferente do habitual, mas igualmente deliciosa!





Também tivemos a presença da Sónia, do blog Uma Pedra de Sal, que nos trouxe um original e delicioso Pão de Ervilhas e Queijo de Cabra! Adorei...









A Sónia, do blog That Cake Sweet, veio à Tea Party e foi a repórter de serviço. Além disso, trouxe estes maravilhosos Bolos de Arroz!






A Paula, do blog Partilhando Sabores e Receitas veio à Tea Party do Cravo & Canela e preparou um um bolo delicioso. Bolo de Amêndoa, Laranja e Mirtilhos... soube tão bem!




Para receber os amigos do Cravo & Canela, para além dos chás e bebidas frescas, preparei Sanduíches de Pepino! So british...


As mesas estavam fartas, a conversa animada e o tempo passou sem sentirmos... é assim com aqueles que se dão bem.

Viva a boa comida, vivam os amigos e viva a festa!














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...