Atravessando o Sena, frente à Île de la Cité, fica o Quartier Latin. Dominado, desde a idade média pela Sorbonne, deve o seu nome à língua que era falada pelos alunos desta universidade.
Cheio de vida, hoje em dia as suas maiores atracções são as livrarias, os cafés, restaurantes e clubes de jazz. O Boulevard St-Michel fervilha de actividade e comércio, mas no labirinto de ruas que cruzam o bairro podem encontrar-se lojas menos convencionais e bem interessantes.
Entre os grandes edifícios históricos que aí se podem encontrar, destacam-se o Panteão construído no século XVIII e a bonita igreja de St-Séverin de estilo gótico com as suas gárgulas e janelas ogivais.
Mas o que mais me encantou foi um pequeno mercado de rua, cheio de frutos, legumes e charcutarias deliciosos e cheios de cor. A grande simpatia dos produtores e vendedores e a qualidade dos produtos tornou esse um dos momentos altos do dia.
Provámos disto e daquilo, comprámos fruta para comer durante o dia e ficámos com pena de não poder trazer tantas coisas deliciosas que por lá havia.
Dos deliciosos frutos vermelhos que lá comprámos para comer mais tarde e de uma receita que encontrámos na Magazine do Continente, veio a inspiração para esta sobremesa de morango e tomilho limão, tão apropriada para os dias de Verão.
Ingredientes:
250 g de morangos
1 embalagem de iogurte natural
a mesma quantidade de natas
2 colheres de sopa de açúcar
4 astes de tomilho limão
gelatina sem cor e sem sabor (meia embalagem)
6 morangos grandes
2 colheres de açúcar
2 colheres de água
Morangos inteiros e tomilho para decorar
Lavar e secar os morangos, retirar os pés. Colocar no copo liquidificador juntamente com o açúcar, as folhinhas de tomilho, o iogurte, as natas e a gelatina que se dissolveu previamente de acordo com as instruções do fabricante (geralmente envolve hidratar o pó de gelatina e levar ao lume para dissolver enquanto aquece ligeiramente). Deitar esta mistura em formas de silicone (confesso que ainda não domino a arte de desenformar e o facto de serem 6 formas todas pegadas não ajuda!) ou em taças para servir. Se não gostar de encontrar as sementes ou as folhinhas de tomilho, deverá passar o creme por um coador de rede fina. Levar ao frigorífico (geladeira) durante pelo menos 3 horas. Entretanto preparar a calda de morango, levando os morangos ao lume com o açúcar e a água durante alguns minutos (o suficiente para criar um caldo vermelho que fervilha). Reduzir a puré com a ajuda da varinha mágica e deixar arrefecer ates de juntar às sobremesas (o ideal e que esteja bem frio). Antes de servir, desenformar e regar com a calda, decorando com morangos frescos e um pouco de tomilho.
É uma sobremesa fresca, pouco doce e se estiver a evitar as gordurinhas em excesso, pode substituir as natas por mais uma embalagem de iogurte ou optar por uma versão ligth das mesmas. Agora a calda de morango não deve ser esquecida, pois dá um toque muito especial!
Bom apetite!
tem muito bom aspecto e parece delicioso. :P
ResponderExcluirbeijocas
Que delícia esta sobremesa!
ResponderExcluirBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá querida!
ResponderExcluirHum... deve ser deliciosa.
Anotei direitinho a receitinha e assim que tiver oportunidade farei aqui em casa para experimentar.
Estou te seguindo, se puder e quiser retribuir, desde já agradeço.
http://encontrosobreculinaria.blogspot.com.br/
Bjô
Gosto tanto de Paris :D E daqui a duas semanas vou lá voltar, que bom :D
ResponderExcluirEsta sobremesa parece-me bem deliciosa ;)
Beijinhos e tem um bom dia :D
Olá Manuela
ResponderExcluirQue lugar encantador e os produtos que qualidade excelente.
Aqui onde moro as vezes encontro bons produtos, em compensação o preço é um absurdo.
Já estou ansiosa para comprar morango e poder saborear esse manjar dos deuses.
Beijinhos