sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fairy Cakes de Laranja e Sementes de Papoila

Qualquer boa Fada do Lar deve, de quando em vez, fazer alguns Fairy Cakes!

Os fairy cakes são uma espécie de cupcakes (penso que é a terminologia inglesa!) com uma decoração mais discreta, geralmente cobertos de glacé e algumas contas coloridas, flores de açúcar ou pequenos frutos.

Enquanto faço este post, delicio-me com um bolinho (de e para fada) de laranja e sementes de papoila, coberto com um singelo glacé de laranja e decorado com as mesmas sementes. Simples, saboroso e crocante!




Ricas em magnésio, fósforo e potássio, as sementes de papoila são, além disso, uma fonte de ómega 3, de fibras e de proteínas. Podem facilmente ser incorporadas na alimentação diária, nomeadamente na preparação de pão e bolos e na guarnição de saladas e molhos, a que acrescentam uma nota estaladiça. Para realçar o seu sabor, as sementes podem ser previamente tostadas.





Esta receita foi inspirada na receita base para fairy cakes do livro 1001 Cupcakes, Cookies and other tempting treats que segui com algumas alterações, reduções e adições... como sempre!




Ingredientes:
100 g de manteiga (aqui reduzi!)
120 g de açúcar
2 ovos
raspa de uma laranja (aqui aumentei!)
75 ml de sumo de laranja (este acrescentei!)
120 g de farinha com fermento
1 colher de sopa de sementes de papoila
9 forminhas de papel frisado

(para o glacé)
200 g de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sumo de laranja

Bater a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar até formar um creme fofo. Acrescentar a raspa de laranja e os ovos, um a um, batendo até obter uma massa homogénea. Adicionar o sumo de laranja, misturando bem e, por fim a farinha e as sementes de papoila. Dispor as formas de papel sobre um tabuleiro e colocar duas colheres de sopa de massa em cada uma. Levar a cozer na parte central do forno, aquecido a 180º. Uma vez cozidos, retirar do forno e deixar arrefecer sobre um rack. Preparar o glacé misturando cuidadosamente o açúcar de pasteleiro, previamente peneirado, com o sumo de laranja. Bater bem esta mistura, até que esta se agarre à parte de trás de uma colher de pau. Quando os bolinhos estiverem frios, cobrir com um pouco de glacé e polvilhar com um pouco de sementes de papoila.




Bom apetite a todas as fadas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. FICARAM LINDOS, ADORO MORDER AS SEMENTES DE PAPOILA.
    O INTERIOR ESTA MESMO UMA DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. tão lindos estes fairy cakes... adorei!

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela :) Mas que ricos bolinhos! Mesmo sem a cobertura ficaram mesmo fofos! Eu também sou uma grande fã de sementes de papoila, pena que por cá não se encontram assim tão facilmente...
    beijinho*

    ResponderExcluir
  4. Que ricos bolinhos de fada :)
    prefiro assim, sem aquelas coberturas exageradas de chantilly ou manteiga.
    Adoro sementes de papoila. Comia já um! (ou dois...)
    Beijinho.

    ResponderExcluir