quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bolo de Pêra, Amêndoa e Cardamomo

Por mais que esteja na Primavera e as temperaturas sejam de Verão, só me ocorre fazer bolos com um certo ar outonal.  Enquanto os bolos estivais tem aromas cítricos e refrescantes, os bolos de Outono e de Inverno recordam-nos os tempos quentes através dos frutos secos, das especiarias e das compotas. São embebidos em caldas, trazem-nos os aromas das despensas de outrora, onde as maçãs, as pêras e os marmelos eram guardados, e pedem um chá quente para acompanhar!




É assim este Bolo de Pêra, Amêndoa e Cardamomo. Começamos por cozer as pêras em calda, com o açúcar e o cardamomo, envolvêmos-las na massa e por fim regamos o bolo com a sua calda doce e aromática. A doçura do Verão relembrada na estação da chuva e do vento, quando apetece ficar em casa.

Aqui, onde está um calor de rachar, acompanhado de um chá gelado ou de uma água de coco bem fresquinha, regala os mais gulosos e o difícil é parar na primeira fatia.




Ingredientes:
4 ovos
200 g de açúcar
100 ml de óleo vegetal
150 ml de leite
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
100 g de amêndoas laminadas
2 pêras
100 g de açúcar demerara
5 sementes de cardamomo

Descascar e partir as peras em cubos, levar ao lume com o açúcar demerara ou amarelo, as sementes de cardamomo e cerca de 150 ml de água. deixar cozinhar em lume lento, com o tacho semi-tapado até que as pêras estejam cozidas. Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Acrescentar o óleo e depois o leite, batendo sempre. Juntar a farinha, já misturada com o fermento e as amêndoas laminadas (deixando algumas para decorar), envolvendo cuidadosamente. Colocar a massa numa forma de bolo inglês, previamente forrada com papel vegetal. Juntar a pêra cozida, reservando a calda para regar o bolo depois de cozido. Finalizar, decorando com amêndoas laminadas e levar a cozer em forno a 180º C. Depois de cozido, retirar do forno e, ainda quente, regar com a calda das pêras a que já se retirou as sementes de cardamomo.




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Que lindo bolo. Ficou excelente com estes ingredientes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bolo lindo, deve ser delicioso.
    Tá rolando sorteio Mago no blog, se quiser participar é só se inscrever.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela, o teu bolo ficou encantador;)
    beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente adorei :)
    Um bolo bem adequado ao Outono que aqui se faz sentir.
    Adoro os frutos secos, as especiarias e as frutas da época.
    Ficou perfeito com as pêras nessa calda perfumada.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Adorei :)
    Ficou fantástico o bolo :)
    Só com ingredientes fantásticos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir