segunda-feira, 17 de junho de 2013

Guacamole



Nem sei há quanto tempo andava para fazer guacamole... cada vez que via uma receita publicada lá me entusiasmava e achava que não passava dessa semana, mas ou os abacates não estavam maduros, ou não arranjava malaguetas e lá ia passando.






Há umas semanas foi mesmo! Abacate maduro, presente. Malagueta, confirmado.  Coentros frescos, com fartura. Lima, cebola, tomate... tudo disponível. Tempo e disposição, mãos à obra e aqui está. A receita foi inspirada nesta da Martha Stewart e saiu bem gostosa (e picante!).

O Guacamole pode ser um petisco ou uma entrada, um acompanhamento ou até mesmo uma refeição simples e vegetariana. Que tal experimentar este prato, com umas simples fatias de pão numa Segunda Sem Carne?




Ingredientes:
1  colher de sopa de cebola finamente picada
1/2 malagueta (sem as sementes) finamente picada
1/2 chávena de tomate cereja, partido em quartos
2 colheres de sopa de coentros picados
1/2 abacate maduro partido em pedaços
Sumo de meia lima
Sal qb.

Num almofariz esmagar a cebola com metade dos coentros, com um pouco de sal e com a malagueta, até ficar cremoso e sumarento. Juntar o abacate e esmagar um pouco (eu gosto de encontrar uns pedaços da polpa do abacate). Juntar o tomate picado e o resto dos coentros. Rectificar o tempero de sal e acrescentar o sumo de lima a gosto. Envolver bem e servir de imediato.


Com o pão (para amortecer o picante) é uma delícia! Não acham que o sabor e a cor deste prato tem tudo a ver com o Verão e com dias de sol?

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. ADOROOOOOOOOOOOO, ALIÁ FALOU EM PIMENTA FALOU EM ADRIANA. AMO NÃO COMO SEM .
    PENA QUE NEM SEMPRE POSSO FAZER COMIDAS CAREGADA NA PIMENTA A GALERA NÃO GOSTA ENTÃO TENHO ALGUMAS JÁ PRONTA AI CAIO DENTRO DELICIA.
    BEIJCAS,FIQUE EM PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Olá Manuela,

    Adoro guacamole mas também venho a adiar a sua confecção há algum tempo. Este teu inspirou-me, agora só preciso comprar os ingredientes e "meter mãos à obra".

    Bjnhos e uma fabulosa semana.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adoro uma maravilha, está divinal,

    Beijinhos e uma boa semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Adoro guacamole :D Que vontade de comer guacamole agora :D

    Beijinhos e boa semana! :D

    ResponderExcluir
  5. Gosto tanto! E gosto assim, mesmo, com pedaços! Ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ainda hoje passei por uma receita de guacamole e tenho um certo receio de não gostar...nunca experimentei. Mas ver aqui esse aspecto e elogio faz-me querer provar :)

    ResponderExcluir