sábado, 13 de outubro de 2012

Frango com Molho de Manga - Convidei para Jantar #7

Após uma pausa para as férias, o Convidei para Jantar, iniciativa da Ana voltou pela mão da Vera do Blog Hoje para Jantar e com uma proposta irrecusável - receber à nossa mesa um ídolo da música!

Pois bem... rufem os tambores, afinem as violas, soltem as vozes e recebamos os nossos convidados com todo o carinho e uma cantiguinha nos lábios.




Confesso que foram vários os nomes que me passaram pela ideia. Afinal, todos nós temos nos nossos gostos musicais estilos variados, sonoridades diversas, que nos foram conquistando em diversos momentos da vida ou em função de diferentes estados de alma.

O meu convite obedeceu por um lado ao factor da proximidade e por o Chico ter sido uma presença constante ao longo da minha vida. Na verdade, a primeira música que me lembro de escutar, teria talvez três anos, foi A Banda com as suas notas alegres e refrão cativante que, mesmo tão pequena, conseguia cantarolar.


In Blog do Lisandro - Ver Entrevista

E estava eu com estes pensamentos de dias passados quando ele bateu à porta. Vinha com o violão, um sorriso meio tímido e os olhos verdes curiosos. Convidei-o para me acompanhar à cozinha onde terminava o molho do frango. Estava calor e bebemos água de coco gelada enquanto eu lhe contava à quanto tempo me lembrava das suas canções. 

As que me tinham encantado na infância - A Banda, pela sua alegria e a Construção que pelo seu poema maravilhoso, ao mesmo tempo me fascinava e me deixava angustiada. Depois, na juventude,  apaixonada, encantara-me com as suas canções de amor em que tão bem mostrava conhecer o coração da mulher. Fomos trauteando todas aquelas canções que eu recordava e que faziam parte da banda sonora da minha vida, enquanto o Chico dedilhava o violão.

Depois do almoço, a bebericar café, falou-me dos seus projectos do próximo livro, da última tourné, do seu percurso de vida... até que nos despedimos com um sorriso na voz.




Ingredientes:
4 peitos de frango
1 manga cortada em cubos
3 dentes de alho ralados
Sumo de 2 laranjas
Sumo de 1/2 lima
1/2 chávena de caldo de frango
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
2 colheres de chá de maizena
1 molho pequeno de coentros
Azeite, sal e pimenta qb.

Espalmar os peitos de frango até ficarem com cerca de 0,5 cm de espessura (pude usar um rolo de massa, colocando os peitos de frango dentro de um saco de plástico). Ao ficarem espalmados torna-se mais fácil que fiquem cozinhados de forma homogénea. Numa frigideira, colocar um pouco de azeite e o alho ralado. Fritar os peitos de frango, virando de ambos os lados. Quando estiveram selados, temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar mais um pouco. Acrescentar o sumo de uma laranja e o gengibre ralado. Tapar a frigideira e deixar cozinhar em lume brando até que os peitos de frango esteja completamente cozidos. Retirar e reservar num prato coberto, mantendo quente. Na frigideira, juntar a maizena à gordura que ficou e depois de bem diluída acrescentar o sumo de uma laranja e o caldo de frango. Deixar ferver em lume brando até reduzir a metade. Acrescentar a manga e deixar ferver até ficar um molho consistente. Finalizar com o sumo de 1/2 lima. Dispor os peitos de frango no prato de servir e cobrir com o molho de manga. Guarnecer com os coentros picados.






Bom apetite e boas músicas!


Receita inspirada por esta do site Eating Well.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Uma receita bem interessante acho que ia gostar pois adoro manga e os sabores agridoces .
    Também gostei da escolha do convidado.
    Bom fim de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do prato. Excelente combinação. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela!
    Obrigada pela participação recheada de coisas boas! O convidado, nem é preciso elogiar, e o prato escolhido, que interessante! Fiquei muito curiosa com a combinação e tenho a certeza que vou testar em breve!
    Beijinho e bom jantar ao som de boa música :))

    ResponderExcluir
  4. Manuela,
    Adoro Chico Buarque de Holanda e pensei seriamente em convida-lo.Ainda bem que nao o fiz, pois vejo que me iria negar uma vez que tinha o teu tentador convite com este frango delicioso a espera.
    Gostei imenso
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Uma receita que me parece deliciosa para um convidado que adoro!!
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Manuela,
    adoro o Chico :) Estava a ver que ninguém o convidava...
    E a receita parece-me super exótica e ideal. Adorei esse molho de manga.
    A laranja, gengibre, coentros, tudo combinando harmoniosamente ao som duma música dele.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Olá Manuela, não sei como me escapou a tua participação!
    Adoro o Chico, sem dúvida um icone Brasileiro conhecido além fronteiras. Até aqui na Islandia temos uma rádio que passa sempre músicas dele! Adoro o estilo dele, deixa-me sempre de bom humor :)

    ResponderExcluir
  8. Fantástico, o Chico. Tive a oportunidade de assistir a um concerto dele no Porto, há uns anos e adorei. é um músico indispensável em qualquer biblioteca musical.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Gosto tanto!! É impossível não ficar logo alegre ao ouvir Chico Buarque, até apetece dançar:))
    E o prato está perfeito, muito tropical e cheio de cor, como o convidado, que bela receita!
    Beijinhos:)

    ResponderExcluir