Há quem lhe chame a cidade branca, e para mim, na verdade, ela tem a mistura de todas as cores e de todas as luzes e é dessa luz, única, que vem do céu azul e se reflecte no Tejo que tenho mais saudades. Saudades da minha Lisboa, das suas ruas e avenidas, das ruelas e dos bairros, dos jardins e da beira rio, dos pombos, dos pardais e das gaivotas, do castelo, dos elevadores, dos lampiões nas ruas, dos eléctricos, da calçada, dos jacarandás, dos azulejos e de tantas, tantas coisas...
Nesta edição do Convidei para Jantar, iniciativa lançada pela Ana do Anasbageri e, este mês, acolhida no bonito blog Marmita, pensei trazer uma cidade ou país visitado, ou algum local que gostaria ainda de visitar. A escolha era difícil e voltava sempre à saudade que teima e, ao fim e ao cabo, ao destino da minha próxima viagem. A cidade onde passei a maior parte da minha vida e aquela onde tenho sempre vontade de voltar... Lisboa!
Ingredientes:
500 ml de leite
500 ml de natas
9 colheres de açúcar
Casca de laranja
1 pau de canela
6 gemas de ovo
2 colheres de chá de Maizena
Canela em pó qb.
Levar o leite e as natas a aquecer com o açúcar, a casca de laranja (só o vidrado) e o pau de canela, até levantar fervura. Misturar bem as gemas com a maizena e temperar os ovos, acrescentando lentamente, ao mesmo tempo que se mexe energicamente, um fio de leite. Depois dos ovos estarem temperados, acrescentam-se ao resto do leite e levam-se a lume brando, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Retirar as cascas de laranja e o pau de canela e deitar em taças. Consoante os gostos pode ou não polvilhar-se com canela.
Bom apetite!
Tem um belíssimo aspecto! Levo a receita comigo ;)
ResponderExcluirBeijinhos
http://alfazema-chocolate.blogspot.pt/
Obrigada Ana Mafalda!
ExcluirBjnhos
Que bonito post.... :) Não sei se será o ultimo mas se assim for fechamos as nossas viagens da melhor maneira, com a nossa capital, adorei e tal como tu acho que tem mesmo uma cor especial! beijos
ResponderExcluirObrigada Marmita!
ExcluirFoi um sucesso o evento sob este tema. A tua ideia conquistou mesmo os corações.
Bjnhos e boa semana
Nunca fiz leite creme com natas, parece bom, hei de experimentar, lindo post...
ResponderExcluirCom natas fica ainda mais decadente. Mais cremoso e rico (leia-se, rico em gordura!!!), mas muito bom. Também nunca tinha feito com a casca de laranja e gostei do sabor.
Excluir;)
Vi a sua participação no desafio da Marmita e resolvi fazer-lhe uma visita. Gostei muito do seu blogue. Já sou seguidora.
ResponderExcluirGostei muito da sua participação no desafio da marmita. Excelente texto.
O leite creme ficou fantástico.
Beijinhos e boa semana.
Muito obrigada pela visita e comentário. Também irei visitar, logo logo o teu blog para conhecer.
ExcluirBjnhos
Manuela :)
ResponderExcluirÓtima escolha, pois Lisboa é linda e única!
Como dizes é uma cidade com uma luz única e diferente de tudo.
Adoro Lisboa.
A receita claro que vou levar :)
Beijinho.
Olá!
ExcluirLisboa é uma princesa de quem estou cheia de saudades.
Bjnhos
ai as saudades que eu tenho de Lisboa :) soube bem lá voltar, nem que tenha sido por breves instantes através do teu lindo post :) beijinhos
ResponderExcluirObrigada Franguinho do Campo!
ExcluirBjnhos
O Leite de creme tem muito bom aspecto e eu também nunca experimentei com natas.
ResponderExcluirQuanto a Lisboa, que cidade única. E sim, tem uma luz especial e lugares propícios para apreciar isso mesmo! :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá P.,
ExcluirComo estamos em época de festa resolvi abusar um pouquinho nas calorias, mas também Lisboa não tem de se preocupar com a linha.
Bjnhos
Olá! Lisboa é a minha cidade, onde nasci e moro e que mora também em mim... Este leite creme está maravilhoso e retrata muito bem esta linda cidade!...
ResponderExcluirBeijinhos
paula
Olá Paula!
ExcluirConfesso que nem foi propositado, mas depois de feito vi que a cor da parede da casa na foto era quase dos mesmo tom do leite creme. O amarelo é uma cor que resulta muito bem na nossa cidade!
Bjnhos
Manuela, adoro Lisboa, com a sua luz tão própria.
ResponderExcluirJá me deixaste com saudades...
E leite creme, adoro!! Uma sobremesa que não me escapa.
Um beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirTenho as tacinhas no frigorífico a tentarem-me e eu a resistir. Se pudesse envia-te todas. Esta coisa dos blogs é tramada para a silhueta!
Bjnhos