quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Passarinhos Fritos





Não, não fui caçar passarinhos! Não que seja coisa que falta aqui à volta de casa, mas nem a caça é permitida nem eu teria habilidade (ou vocação) para tal.

São codornizes ou, como aqui se chamam, codornas, que bem temperadas e fritas em azeite, fazem um belo petisco, ou mesmo uma refeição.





Ingredientes:
8 codornizes (codornas)
10 dentes de alho
1 ramo de alecrim
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de vinagre
Azeite, sal e pimenta qb.

Arranjam-se as codornizes e cortam-se em quatro partes. Temperam-se com o sal, o alho picado e o vinagre e reservam-se durante algumas horas. Deita-se azeite numa frigideira e quando estiver quente, juntam-se as codornizes e o alho picado, as folhas de louro e o alecrim. Deixam-se dourar e, em seguida, junta-se o líquido que ficou da marinada. Tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar em lume brando até reduzir todo o líquido e ficar só a gordura. Deixam-se fritar um pouco até ficarem com uma bela cor castanho dourada e estão prontas a servir.





Apesar de ser uma ave de criação, o alecrim dá-lhe o sabor do campo e da caça, e ao serem cozinhadas desta forma a pele fica estaladiça e a carne macia. 

Para uma refeição, são óptimas acompanhadas com arroz. Se quiser servir estes passarinhos fritos como petisco, basta acompanhar com boas fatias de pão alentejano ou italiano.




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário