E foi assim que surgiu este bolo de tabuleiro, criado à medida que ia sendo feito, como se fosse uma colecção dos sabores que tinha idealizado no meu bolo sonhado e desejado.
Ingredientes:
4 ovos
100 g de açúcar branco
150 g de açúcar demerara ou amarelo
250 g de abóbora cortada em cubos
100 g de nozes pecã
75 ml de óleo vegetal
raspa e sumo de uma laranja
1 colher de sopa de vinho do Porto
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de noz moscada
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
Levar a abóbora a cozer num tacho pequeno com o açúcar demerara e 1 colher de sopa de água. Bater os ovos com o açúcar branco até obter uma mistura homogénea. Juntar o óleo e continuar a bater. Acrescentar a raspa de laranja, o sumo ( aproximadamente 75 ml) e as especiarias, misturando bem. Uma vez cozida, reduzir a abóbora a puré (rende cerca de 250 ml), com a ajuda de uma varinha mágica (mixer) e adicionar à massa, mexendo bem. Picar metade das nozes e juntar à farinha e ao fermento, que depois se acrescentam à massa, envolvendo cuidadosamente, mas sem bater. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e deitar a massa lá dentro. Decorar com as metades de nozes que restaram. Levar a cozer em forno aquecido a 180º. Uma vez cozido, deixar arrefecer e cortar em quadrados.
Óptimo para tomar com café ou para levar para o lanche no trabalho ou na escola, este bolo muito perfumado e saboroso, traz-nos lembranças de estações mais frias mas conforta o coração em qualquer altura do ano.
Espero que gostem!
Espero que gostem!
QUe bolo divino, esta mistura de sabores devem ser maravilhosa :)
ResponderExcluirBeijinhos,
Joana
Que bolo com tão bom aspecto!!! Adorei as fotografias :)
ResponderExcluirBeijinhos*
E não precisa de ser Outono...quando apetece, apetece! bjs
ResponderExcluirAna Teresa
Que delícia! Vou ter que experimentar esta receita! :-)
ResponderExcluirPor cá é o que apetece por estes dias de frio!
ResponderExcluirAdoro bolos com abóbora e a combinação com a laranja e especiarias é maravilhosa. Nunca ficaria indiferente a um pedaço, nem que fosse verão!
Um beijinho.