sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Scones de Laranja e Sultanas



No último dia de Férias de Carnaval, com o Verão a ficar com cara de chuva lá fora, fizemos um lanche diferente. Em menos de nada, a massa estava feita e os scones a entrar para o forno. Daí até serem comidos, ainda mornos, com a manteiga a derreter ou com umas belas colheradas de doce de morango foi um instante!





Ingredientes:
375g de farinha
1 colher de sopa de fermento
50g de manteiga
50 g de açúcar
Raspa de uma laranja
75 g de sultanas
1 ovo
150 ml de leite

Cortar a manteiga em pequenos cubos e esfarelar juntamente com a farinha previamente misturada com o fermento. Misturar o açúcar com a raspa de laranja, juntar à farinha e formar uma cavidade no centro dos ingredientes secos. Adicionar o ovo batido, misturando e, em seguida, o leite, deixando absorver. A massa deve ficar macia, mas não pegajosa, podendo ser necessário adicionar um pouco mais de leite. Por fim, acrescentar as sultanas, envolvendo bem. Estender a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha, até ficar com cerca de 1,5 cm de altura. Cortar os scones com a ajuda de um cortador redondo com 5 cm de diâmetro. Levar a cozer num tabuleiro forrado de papel vegetal, em forno previamente aquecido a 200ºC. Retirar do forno quando ficarem dourados. Rende cerca de dez scones.



Os primeiros foram comidos ainda quentes, com a manteiga a derreter. Os segundos foram devorados com doce de morango e não lhes ficaram atrás! Com um copo de leite ou uma chávena de chá, são uma escolha perfeita para o lanche.

Esta receita vem no livro 200 Receitas de Bolos e Bolachas, e é  com estes scones de miolo fofo e crosta estaladiça, em que o travo da laranja combina com a doçura das sultanas, que o Cravo & Canela dá os parabéns aos Temperos da Argas neste seu 4º Aniversário.




Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Adoro scones! E estes têm um aspeto delicioso Manuela!
    Beijinhos
    Gila

    ResponderExcluir
  2. Adoro scones... Adoro! Estes, pelas imagens, parecem ter ficado perfeitos! Adorei a receita e levo-a comigo :-)

    ResponderExcluir
  3. Divinal! Com um chá sabia tão bem agora!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mas que vontade de comer um agora mesmo.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Adoro scones e fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita :) Ficaram com um óptimo aspecto! :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana! :)

    ResponderExcluir
  6. Que receita maravilhosa para se juntar à festa! Obrigado!

    ResponderExcluir