Ratatouille é uma mistura de legumes tenros e coloridos, preparados lentamente, de forma que os seus aromas ricos e doces ficam tão interligados que se tornam uma outra essência. Hoje mostro como o faço à minha maneira. No forno, cozinhando lentamente e a baixa temperatura, encerrando sabores e aromas atrás de um papel de alumínio até que todos se casem na perfeição.
Leva o seu tempo a preparar, mas o resultado é uma explosão de sabor que certamente irão gostar.
Esta é mais uma sugestão vegetariana, e muito versátil, pois fica bem como entrada, como acompanhamento ou mesmo como prato principal. Pessoalmente, adoro estes legumes cozinhados lentamente com uma boa fatia de pão, polvilhados com um pouco de parmesão, mas podem acompanhá-los com uma massa e ficam com um prato ainda mais substancial.
Ingredientes:
1 beringela
1 courgette (abóborinha italiana)
4 tomates
2 cebolas
4 dentes de alho picados
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento amarelo
1 molho de manjericão
Ervas de Provence
Orégãos
Azeite, vinagre, sal e pimenta qb.
Lavam e cortam a beringela em rodelas e deixam de molho para sair o amargo. Corta a courgete em rodelas. Fazem o meso com a cebola. Cortam os pimentos em cubos e picam finamente os alhos. Cortam os tomates em meias luas. Num tabuleiro de louça que possa ir ao forno, deitam um pouco de azeite e cobrem com uma camada de cebola, que polvilham com o alho picado. Em seguida uma camada de tomate. Polvilham com orégãos. Uma camada de pimentos misturados. Sobrepõem uma camada de courgette, tendo o cuidado de ficar sempre certa e de ir calcando um pouco. Polvilhar com ervas de Provence e acrescentar uma camada de rodelas de beringela. Temperar de sal e pimenta. Juntar mais um fio de azeite. Colocar uma camada de manjericão picado e voltar a colocar uma camada de cada um dos ingredientes. Terminar regando generosamente com azeite, vinagre e vinagre balsâmico. Calcar bem, tapar com um papel de alumínio e levar a cozer durante cerca de 3 a 4 horas em forno baixo (cerca de 120º). Na fase final convém ir verificando como está de cozedura. Deverá ficar quase sem molho e não se deve deixar pegar no fundo. Por uma questão de precaução (não queremos que se derrame dentro do forno!) colo sempre o prato de louça dentro de um tabuleiro de alumínio maior.
A vossa casa vai ficar impregnada dum aroma delicioso (daquele que faz crescer água na boca!) e, como fica uma espécie de conserva, podem fazer uma quantidade maior e guardar durante vários dias no frigorifico.
Bom apetite!
Gostei muito da forma de confecção. Ficou uma refeição mesmo apetitosa! :)
ResponderExcluirOlá Maria!
ExcluirLeva tempo, mas na verdade, depois de colocar no forno não dá grande trabalho. E o cheirinho!!!
Bjs
Adoro ratatouille! No forno deve ficar delicioso!
ResponderExcluirBjs
Fica mesmo!
ExcluirBjs
Adoro ratatouille, e esse parece mesmo uma delícia :D Ficou com um óptimo aspecto! :D
ResponderExcluirBeijinhos e tem uma óptima semana :D
Passatempo a decorrer no meu blog:
http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html
Olá Joana!
ExcluirObrigada pelo teu comentário. Não esqueci o teu passatempo. Antes de dia 23 temos as bolachinhas online.
Bjnhos
Parece-me muito delicioso, esta mistura de legumes é excelente e a forma de a fazeres lentamente no forno, é ótima ideia.
ResponderExcluirBjns
Isabel
Olá Isabel!
ExcluirMesmo para quem não gosta muito de legumes, a combinação de sabores é tão deliciosa que vale a pena fazer.
Bjkas
Olá Manuela,
ResponderExcluirQue maravilha de ratatoille. Adoro esta tua versão!
Amanhã vai ser publicada a minha fornada da paixão para o teu passatempo. espero que gostes.
Beijinhos,
Lia.
Olá Lia!
ResponderExcluirObrigada pelo teu comentário. E adorei a tua participação.
Bjnhos