sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bolo Mármore de Laranja e Chocolate Amargo

Um belo bolo para comer durante a semana é sempre uma boa ideia e se tiver chocolate é ainda melhor! Por isso, esta semana, do forno do Cravo & Canela saiu um bolo mármore de laranja e chocolate amargo que está mesmo bom.




Gosto muito da combinação do sabor intenso do chocolate negro com o travo da laranja e este bolo combina os dois aromas na perfeição, apresentando uma consistência rica devido ao chocolate em barra.




Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
75 ml de óleo
Raspa de 1 laranja grande
100 ml de sumo de laranja
250 g de farinha
1 colher de sopa de farinha
200 ml de natas
200 g de chocolate em barra (70% cacau)

Aquecer as natas e quando começarem a ferver retirar do lume e juntar o chocolate partido em quadrados. Mexer bem até que todo o chocolate esteja derretido e reservar. Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, acrescentar a raspa de laranja e o sumo, misturando bem. Por fim, adicionar a farinha com o fermento e envolver cuidadosamente a massa. Colocar metade da massa numa forma untada e polvilhada de farinha. À restante massa adicionar a mistura de chocolate e natas previamente preparada, garantido que fica bem homogéneo. Adicionar a massa de chocolate à forma e levar a cozer em forno aquecido a 180º. Como a massa de chocolate é mais pesada que a massa de laranja, a tendência será que a primeira vá para o fundo da forma.




Ao fim de cerca de 30 minutos terão um delicioso bolo para comer ao lanche ou antes de deitar!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Bolo mármore com a adição da laranja, deve ter ficado uma delícia. A consistência parece-me perfeita!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Tenho andado à procura de um bolo mármore fofo e que me agradasse, vou experimentar este pois parece que vou gostar bastante.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  3. Não posso passar sem um bolinho em casa, e este me chamou a atenção!

    Mistura de laranja e chocolate sempre é bem vinda, delícia de combinação!

    ResponderExcluir
  4. Procurando na internet uma receita de bolo marmore feito com chocolate encontrei essa receita. Já me pareceu boa só por ter uma ganache. E não me equivoquei! Fiz ontem e eu simplesmente ameeeeei essa receita! Ficou perfeeeito, do jeito que eu queria!!! Um sucesso total!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Cá por casa também gostaram muito. Se quiser enviar uma foto, terei todo o gosto em partilhar.
      Bom fim de semana

      Excluir