Para conseguir fazer duas refeições diárias sem muitas repetições, procuro constantemente novas receitas e combinações que tornem atractivos, deliciosos e nutritivos os pratos de todos os dias.
A internet e os links que nos chegam todos os dias dão muitas vezes o mote para novas experiências. Foi o que aconteceu com este Risotto de Courgette e Sementes de Abóbora, cuja combinação de ingredientes foi encontrada no site da Delicious Magazine! Já na confecção, optei por fazer como se fosse um risotto, terminando com um pouco de parmesão que sempre enriquece em termos nutricionais e de paladar.
Ricas em proteínas, as sementes de abóbora acrescentam uma nota inesperada, crocante e saborosa para além de valor nutricional. Quanto ao resto, a sugestão do sabor a cominhos em nota de fundo e a frescura da hortelã, garantem um prato saboroso que, aqui em casa, foi um sucesso.
Ingredientes:
2 chávenas (xícaras) de arroz arborio
1 l de caldo de legumes
1 cebola
4 dentes de alho
1 courgette (abóborinha italiana)
1 talo de aipo
1 raminho de hortelã
4 colheres de sementes de abóbora
4 colheres de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de cominhos em pó
Azeite, sal e pimenta qb.
Aquecer o caldo de legumes. Picar finamente a cebola e levar a refogar no azeite. Juntar o alho picado. Quando a cebola estiver a ficar transparente juntar o aipo e a courgette cortados em cubos pequenos. Deixar estufar durante cerca de cinco minutos. Juntar os cominhos e mexer. Adicionar o arroz e deixar estufar um pouco, tendo cuidado para que não se pegue no fundo do tacho. Adicionar duas conchas de caldo quente, mexer e deixar cozer, reduzindo o caldo. Proceder da mesma forma sucessivamente até que o arroz esteja cozido. Com a última concha de caldo, adicionar as sementes de abóbora. Quando já tiver reduzido o caldo, verificar o tempero, juntar a pimenta moída na altura e adicionar o parmesão e a hortelã picada, envolvendo bem. Tapar o tacho e deixar repousar durante dois ou três minutos. Servir quente.
Delicioso e nutritivo, pode por si só constituir uma excelente refeição, sem necessidade de consumir carne ou peixe. Alternativamente, pode ser apresentado como acompanhamento.
Bom apetite!
Olá Manuela,
ResponderExcluirEstive a ler a tua receita e agradou-me imenso a combinação de ingredientes que fizeste, esse está mesmo bonito, em tons de verde!
A apresentação deu-lhe uma aparência requintada e muito bonita.
é sem duvida um risotto muito saboroso.
Bjs
Olá Lenite!
ExcluirQue bom que gostaste. Qdo vi esta combinação no link que referi, fiquei logo a achar que devia ser bom e apontei só os ingredientes num caderno, depois fiz em jeito de risotto, com as quantidades que me pareceu melhor.
Bjnhos
Gostei muito, adoro risoto vou levar esta receita.
ResponderExcluirbjo
Que bom Fê. Espero que fique muito bom e que lhe agrade.
ExcluirBjnhos
Este aroma está muito bom (acho que vou tirar um pedacinho do teu risotto, para já fico com a receita - bilingue)
ResponderExcluirBjs
Olá Mané,
ExcluirJá sei que também és muito arrozeira! Este é muito bom e eu vou certamente repeti-lo cá em casa.
Boa semana e bjnhos
Eu adoro risottos e curgetes!
ResponderExcluirFazem refeições deliciosas.
O que me surpreende é o crocante das sementinhas :)
Um beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirJuntei as semente de abóbora só no fim para não ficarem moles, até porque o que nós gostamos nelas é mesmo de serem estaladiças.
Bjnhos
Pois tem tudo mesmo para ser um sucesso!
ResponderExcluirTava sem inspiração para usar as courgetinhas do meu jardim lá fora, agora já sei que fazer amanhã para o jantar!
beijinho*
Olá Pami!
ExcluirComo ficou o teu arroz? Esta é uma verdadeira receita para um menú verde. Lembrei-me de ti quando estava a fazer este arroz e achei que ias gostar.
Bjkas
Olá Manuela,
ResponderExcluirFicou lindo este teu risotto e com sabres espectaculares!
Beijinhos grandes,
Lia.
Obrigada Lia!
ExcluirDesejo-te uma boa semana com cozinhados espectaculares.
Bjnhos