quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Blondies de Arandos Vermelhos

É certo que, tanto em Portugal como no Brasil, não se comemora o Dia de Acção de Graças (Thanksgiving), mas também não deixa de ser verdade que, por força dos filmes e séries norte americanas que vemos desde a infância, o nosso imaginário tem bem presente esta festa da família, celebrada à mesa, onde se agradece a saúde e fartura com que se foi abençoado.




É muito fácil lembrarmos-nos dos belos perús assados, das tartes de abóbora e do molho de arandos... das mesas repletas de iguarias e da alegria de miúdos e graúdos perante tanta fartura. 

Os arandos vermelhos, ou cranberries, já andavam há tempos na minha lista de coisas a experimentar. Ninca tinha comido, mas sendo uma baga, imaginava que não me iriam desagradar. Este Verão, encontrei arandos secos e pensei logo neles para experimentar nesta altura. Como, ainda não sabia, mas uma receita de blondies com cranberries que encontrei no livro 1001 Cupcakes, Cookies & Other Tempting Treats, convenceu-me, inspirou-me e veio a mostrar-se deliciosa. Vale a pena experimentar!




Ingredientes:
200 g de açúcar demerara (ou amarelo)
75 g de manteiga à temperatura ambiente (aqui cortei quase para metade o previsto na receita original!)
2 ovos
2 colheres de chá de vinho do Porto (na receita sugerem essência de baunilha)
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento
100 g de arandos vermelhos secos
Açúcar em pó para polvilhar

Bater a manteiga com o açúcar até estar bem cremosa. Juntar os ovos e continuar a bater. Adicionar o vinho do Porto, misturando bem. Acrescentar a farinha com o fermento e envolver. Por fim adicionar os arandos e envolver na massa, tendo o cuidado para que fiquem bem distribuídos. Forrar um tabuleiro pequeno com papel vegetal e espalhar a massa de modo uniforme. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC até que a superfície se apresente loura e firme. Retirar do forno e deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó e cortar em quadrados.




A sua massa é firme e o sabor delicioso. Para obter a consistência pesada dos brownies deve ser necessário colocar mais manteiga, mas esta fórmula combina bem uma dose generosa de gula sem ceder tanto ao que é menos saudável.

Uma das sugestões do livro é que se reduza um pouco na quantidade de arandos e que se acrescente chocolate branco partido em pedaços. Só pode ser bom e um destes dias irei certamente experimentar.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: