quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Brownies de Pistácios

Há algo nos brownies que nos adoça a boca, conforta o estômago e consola o coração. Não é que me remeta à infância e a tempos mais calmos, pois nessa altura ainda os brownies não tinham chegado a Portugal, mas talvez seja a combinação do chocolate, rico e intenso com os frutos secos que me transporta para esses momentos.




Na verdade, a minha ideia era fazer os brownies com avelãs, mas esqueci de comprar (embora acreditasse piamente que o tinha feito!) e, em alternativa, optei pelos pistácios (não fica lindo o contraste do verde com o chocolate?) que é uma opção menos comum, mas tão ou mais deliciosa que a receita tradicional.

Optei por uma receita adaptada do livro 1001 Cupcakes, Cookies & Other Tempting Treats, com os devidos cortes na quantidade de gordura e outros ligeiros ajustes.




Ingredientes:
1 tablete (200g) de chocolate para uso culinário (70% de cacau)
150 g de manteiga
150 g de açúcar demerara (amarelo ou mascavado)
250 de farinha
1 colher de sopa de fermento
4 ovos
70 g de pistácios

Partir 150 gramas do chocolate  em quadrados e colocar, juntamente com a manteiga, num recipiente onde se leva a derreter em banho maria. Entretanto, picar grosseiramente o restante chocolate, assim como os pistácios. Misturar a farinha com o açúcar e o fermento e reservar. Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, misturar bem e deixar arrefecer um pouco. Bater ligeiramente os ovos e juntar ao chocolate derretido, mexendo energicamente de forma a evitar que os ovos cozam. Juntar a mistura de chocolate à farinha e açúcar, envolvendo bem. Acrescentar o chocolate partido e os pistácios, garantindo que ficam bem distribuídos. Forrar com papel vegetal um tabuleiro com cerca de 24 por 18 centímetros. Colocar a massa no tabuleiro e alisar bem a superfície. Levar a cozer em forno aquecido a 180º. Coze durante cerca de 25 minutos. Quando a superfície estiver firme, está bom para retirar do forno. Deixar arrefecer no tabuleiro e depois cortar em rectângulos.




Com leite fresco ou com uma limonada é uma verdadeira delícia!

Por falar nisso, vou mesmo agora fazer um lanchinho de Brownie e leite com chocolate...

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Excelente aspecto! Também gosto muito de Brownies, e estes com pistácios parecem-me muito bem!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Adoro e os teus ficaram perfeito com o pistacio.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que delicia, que boa ideia pôr pistácios neste brownie!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todas pelos vossos comentários. Foi a primeira vez que fiz brownies e não podia ser mais fácil. São uma delícia, ricos e saborosos, mas sem serem excessivamente gordurosos ou doces. Uma delícia. Se alguém fizer, contem o que acharam!

    ResponderExcluir
  5. eu adoro brownies hehehe é incrivel como ficam sempre deliciosos, com quase todos os ingredientes :) adoro :) beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Há mesmo algo que nos desperta a gula quando vejo um brownie!
    Será do chocolate? Adoro!!! Lindos que ficaram.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Estes brownies ficaram tão bonitos e certamente uma delícia
    Beijinhos
    belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Mas com pistáchio devem ficar ainda melhores!

    ResponderExcluir