domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de Chocolate e Morango para um Aniversário muito Especial

Ontem celebrámos o aniversário do maridão!

E depois de um belo churrasco, doces e sobremesas, cafés e digestivos, veio o bolo de aniversário. Caseiro, mas feito com muito carinho e cuidados para parecer tão bonito como os "de compra". Optei pelo tradicional bolo de chocolate (receita do bolo Luso-carioca, multiplicada por 1,5), com um recheio cremoso de morango e uma cobertura de ganache de chocolate. Ficou bom, mesmo bom!





No recheio de morango fiz uma concessão à facilidade. Usei uma Bavaroise de Morango da Royal... sim, minhas amigas, confesso! Mas já tentei, por várias vezes, fazer este recheio com morangos frescos, natas e gelatina, e nunca consegui a consistência perfeita que consigo com esta alternativa menos natural. Um pecadilho todos cometem, não é?




Ingredientes (bolo):
6 ovos
450 g de açúcar
150 ml de óleo vegetal
225 ml de leite
1 embalagem de cacau em pó para fins culinários
375 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. Acrescentar o óleo e, em seguida o leite, continuando a bater. Adicionar o cacau, misturando bem e finalizar com a farinha com fermento, envolvendo cuidadosamente. Levar a cozer num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal, em forno aquecido a 180ºC. Quando cozido (testar com um palito que deverá sair seco quando espetado na zona central do bolo), retirar do forno e deixar arrefecer completamente.


Ingredientes (ganache):
300 g de chocolate em barra (70% de cacau)
150 ml de natas

Aquecer as natas e quando começarem a querer ferver, retirar do lume e juntar o chocolate partido em pedaços. Aguardar uns minutos e mexer energicamente até formar um creme bem lustroso. Deixar arrefecer completamente.

Para concluir a preparação do bolo, abrir as laterais do papel vegetal e, com uma faca de cozinha grande, aparar as laterais do bolo. Com uma linha de cozer (cerca de 75 cm), cujas extremidades deverá segurar em cada mão, cortar o bolo pelo meio, no sentido longitudinal, puxando lenta mas firmemente a linha ao longo do bolo no sentido do comprimento. Cuidadosamente, retirar a metade de cima do bolo de colocá-la no prato onde será servido, com a parte de miolo virada para cima. Colocar ganache da chocolate numa seringa (ponta redonda) e fazer uma cercadura à volta do rectângulo de bolo (em cima). Esta moldura irá impedir que o recheio se espalhe para fora, o que iria impedir a ganache de agarrar às laterais do bolo. Preencher com o recheio à vossa escolha. Neste caso, utilizei a bavaroise de morango da Royal que preparei com algumas horas de antecedência para estar bem firme. Cuidadosamente, segurando ainda com o papel vegetal, colocar a segunda metade do bolo sobre a base já recheada. Garantir que estão bem certas e niveladas, e retirar o papel vegetal. Limpar qualquer migalha que tenha ficado sobre o bolo e deitar a ganache sobre o cimo do bolo. Com uma espátula, esticar a ganache sobre o bolo e certificar-se que quantidades proporcionais escorrem pelas laterais. Com a espátula revestir bem as laterais do bolo com a cobertura de chocolate. Ter atenção  para garantir que a espátula não tem migalhas de bolo quando for retocar o topo do bolo. Neste caso, decorei as laterais com um pouco de coco ralado, colocando sobre a mão à altura da base do bolo e soprando levemente. O cimo, decorei com morangos. Muitas vezes fiz este bolo para o meu filho levar para a escola e, nesses casos decorava com pastilhas de chocolate coloridas. Manter no frigorífico (geladeira) até à hora de servir.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Parabéns e felicidades!
    O bolo está fantástico e o recheio é um pecado com confissão que vale muita a pena experimentar :)
    Adorei!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a ambas pelas vossas mensagens e votos de parabéns. Pena que não posso enviar uma verdadeira fatia.
    Bjnhso

    ResponderExcluir