quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pato com Tomilho e Laranja

Eu gosto de pato. E gosto de pato com laranja!




 O pato estufado até ficar tenro e com um ligeiro sabor a tomilho, envolto num molho cremoso de laranja e acompanhado de uma compota de frutos silvestres é, sem dúvida, algo muito bom. Gosto e pronto!




Ingredientes:
4 ou 8 pernas de pato (consoante o tamanho das pernas e o apetite dos vossos convidados)
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 molho de tomilho (médio)
2 folhas de louro
1 l de caldo de galinha
2 laranjas (raspa e 250 ml de sumo)
4 colheres de chá de maizena
2 colheres de sopa de licor de laranja (Cointreau)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco ou de cidra
Azeite, sal e pimenta qb.
2 chávenas (xícara) de arroz agulha
Compota de frutos silvestres qb.

Picar finamente a cebola e levar a refogar no azeite. Desta feita não precisa ser tão generosa como de costume, pois as pernas de pato vão libertar bastante gordura e o caldo de galinha também tem gordura (o meu era da cozedura de frango e tinha, se for feito com cubos de caldo pode ter um pouco menos). Acrescentar os dentes de alho espalmados e as folhas de louro. Quando a cebola estiver translúcida, juntar as pernas de pato. Temperar de sal e pimenta, mas com moderação, tendo em atenção que o caldo já tem sal. Juntar o molho de tomilho. Pode atar ou no final retirar os caules. Deixar cozinhar um pouco em lume baixo e a seguir juntar o caldo quente, tendo o cuidado de reservar uma chávena (cerca de 250 ml) para preparar o molho. Tapar e deixar cozinhar em lume lento e ir verificando se é necessário acrescentar mais líquido, pelo que deve ter água quente disponível. O tempo de cozedura varia em função da raça de pato e até do tipo de criação que o animal teve. 

Entretanto pode preparar o molho, começando por levar ao lume as duas colheres de açúcar com o vinagre, até atingir um ponto leve. Nessa altura, juntar o sumo das duas laranjas (cerca de 250 ml - se forem pouco sumarentas pode precisar de mais uma laranja) às quais já se retiraram as raspas que se reservaram. Misturar bem e, em seguida, acrescentar o caldo de galinha. Numa taça, misturar bem a Maizena com o Cointreau e adicionar ao molho, desfazendo qualquer grumo que se forme. Acrescentar as raspas de laranja e deixar fervilhar em lume brando até que o molho espesse.

Quando o pato estiver bem cozido, mas não desfeito, retirar do tacho e reservar, mantendo quente (por exemplo, colocar o prato, tapado, sobre uma panela com água bem quente). Ao molho que ficou no tacho de cozer o pato, retirar os ramos de tomilho (já sem as folhas) e juntar o arroz, deixando cozinhar um pouco. Acrescentar a água quente necessária para completar a cozedura de forma a deixar o grão de arroz firme. Rectificar o tempero.

Servir o pato regado com o molho de laranja e com um pouco de compota de frutos silvestres, acompanhado do arroz.




O arroz vai saber bem a pato e tomilho e o molho de laranja e os frutos silvestres contrastam deliciosamente com a carne do pato. Não é melhor opção para um dia que esteja com pressa, mas não é tão demorado ou difícil quanto possa parecer à primeira vista e é muito bom.

Experimente e bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá Manuela, estas imagens para quem gosta de pato como eu, são muito sugestivas, que lindas pernocas;) gostei muito dos ingredientes que utilizaste, o tomilho é uma erva aromática formidável.
    Beijinho.

    ResponderExcluir