sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bifinhos de Porco com Cogumelos ao Molho




Não gosto muito de repetir os mesmos pratos, vezes sem conta, e procuro encontrar formas diferentes de preparar os mesmos ingredientes. Umas vezes levada pela curiosidade de experimentar uma receita que encontrei num livro ou na internet, outras pelas condicionantes do que encontro no frigorífico ou na despensa e, noutros casos ainda, conduzida pelas ideias que me surgem num momento de inspiração, lá vou fazendo novos pratos ou variações.

Estes bifinhos nada têm de muito original, mas são bem gostosos e consolam o estômago e o palato, ao mesmo tempo que não implicam nenhuma sofisticação culinária nem implicam muito tempo junto ao fogão.




Ingredientes:
2 lombinhos de porco (filé mignon suíno) fatiados
1 embalagem de champignons (cogumelos Paris)
1 raminho de alecrim e tomilho
2 folhas de louro
6 dentes de alho picados
300 ml de natas (creme de leite)
4 colheres de sopa de vinho do Porto
Azeite, sal, pimenta e mostarda em grão

Limpar bem os cogumelos e fatiar, deixando mergulhados dentro de uma taça com água e vinagre. Colocar o azeite, o alho e as folhas de louro numa frigideira e, quando estiver quente, acrescentar os bifinhos. deixar alourar de ambos os lados e temperar com sal, pimenta e mostarda, moídas na hora. Acrescentar os raminhos de alecrim de de tomilho e tapar a frigideira, reduzindo o lume, deixando cozinhar durante alguns minutos. A carne vai criar algum molho que depois começará a reduzir. Quando estiver apenas a gordura na frigideira, em princípio a carne está bem cozinhada. Retirar os bifinhos da frigideira e reservar, tapados, de forma a manter quentes. Na gordura quente, colocar os cogumelos e regar com o vinho do Porto. Tapar e deixar estufar. Quando os cogumelos já estiverem bem cozidos e o molho tiver reduzido, acrescentar as natas e deixar cozinhar em lume brando. Rectificar o tempero e acrescentar os bifinhos, envolvendo no molho. Estão prontos a servir!




Pode acompanhar com arroz e salada e tem uma deliciosa refeição.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: