quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Frango com Abóbora e Hortelã para o Halloween

A origem do Holloween remonta às celebrações que os povos Celtas faziam no fim do Verão (Festival de Samhain), que ocorriam entre finais de Outubro e o início de Novembro, e que tinham como objectivo prestar culto aos mortos.

Por outro lado, o culto católico celebra no dia 1 de Novembro a festa de Todos os Santos, sendo na véspera efectuada a vigília de Todos os Santos, no inglês All Hallow's Eve, o que por contracção chegou à forma actual de Holloween.




Fruto da mistura de muitas tradições e do encontro de diversas culturas,  estas datas parecem falar-nos da nossa capacidade de lidar com a morte mas também com a saudade dos que amamos e que já partiram, talvez dizendo-nos que tal como a seguir a uma época de natureza farta, que enche celeiros e despensas, se segue um frio Inverno, também depois florescerá novamente a vida, a esperança e a Primavera.

Celebremos pois a vida... a nossa e a dos que nos deixaram, acarinhando a sua memória! Alimentemo-nos do frutos doces que nos deixou o Verão e atravessemos o Inverno gratos por todas as maravilhas com que nos deparamos no dia a dia.




Ingredientes:
1 frango ou 4 pernas e coxas
300 g de abóbora
1 cebola grande
6 dentes de alho
1/2 l de vinho branco
1 ramo de hortelã
1 folha de louro
Azeite, sal e pimenta qb.

Partir o frango em pedaços. Picar a cebola e os alhos e levar a refogar no azeite com uma folha de louro. Quando a cebola estiver translúcida, juntar os pedaços de frango e deixar fritar um pouco. Temperar de sal e pimenta. Adicionar o vinho à temperatura ambiente. Tapar e deixar cozinhar em lume lento. Acrescentar a hortelã picada. Ao longo da cozedura, poderá necessitar de mais caldo, pelo que convém ter um recipiente com água bem quente para poder acrescentar. Quando o frango estiver quase cozido, juntar a abóbora partida em quadrados. Tapar e deixar estufar, até que esta fique bem tenra. 




Servir o frango acompanhado de um arroz simples e enfeitado com hortelã fresca.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Ficou com aspecto delicioso.
    Bjs
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Menina este frango com hortelã me fez salivar. EStou aqui só imaginando o sabor e aroma dele.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. O frango parece-me muito bem, mas os olhos só fugiam para as abóboras lindas!

    ResponderExcluir